Geral

Turismo regionalizado é proposto aos novos prefeitos

Prefeitos da Amrec irão participar de um jantar na Mina de Visitação Octávio Fontana, nesta segunda-feira

Os novos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) poderão conhecer de perto um dos principais pontos turísticos de Criciúma. Nesta segunda-feira, eles participam de um jantar na Mina de Visitação Octávio Fontana. A organização é da Satc, que administra o espaço. Conforme o coordenador do curso técnico de Guia de Turismo da Satc, Ari Oliveira, o objetivo é estreitar a relação com os novos prefeitos.

“Queremos mostrar o que já foi discutido em nível de turismo regional e o que pode ser feito. Não há como tratar a questão turística de maneira isolada. Temos que fazê-lo regionalmente”, explica o coordenador. A proposta é discutir com os administradores reeleitos e também com aqueles que assumem os municípios, maneiras para que se trabalhe a questão turística de maneira regionalizada.

Atualmente, Criciúma e as cidades do Sul estão inseridas na rota denominada “Encantos do Sul”, que compreende os municípios de Imbituba a Sombrio. Conforme Oliveira, ações em conjunto já são desenvolvidas entre Criciúma, Nova Veneza e Forquilhinha, mas conversas já foram realizadas com profissionais de Içara e Orleans.

Outra novidade que será apresentada no jantar, que inicia às 20 horas, é o lançamento do Museu do Carvão. “O espaço estará localizado na entrada na Mina. O Museu ficará em um prédio amplo, trazendo informações sobre o carvão, aspectos históricos, acervo fotográfico e um auditório para eventos”, informa Oliveira.