Geral

Um ano após início das obras, veja o antes e o depois do alargamento da praia em Balneário Camboriú

Há um ano começavam as obras de alargamento da praia Central de Balneário Camboriú, desde então cidade tem avançado no ranking de valorização imobiliária

Foto: Reprodução ND+

Nesta segunda-feira (22), Balneário Camboriú comemora um ano da chegada da draga Galileo Galilei e do início efetivo da obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central. Em pouco mais de dois meses, mais de 2 milhões de metros cúbicos de areia nova foram trazidos à Praia Central e espalhados por homens e máquinas, aumentando a largura da praia de 25 metros, em média, para 70 metros, numa obra que foi notícia em todo Brasil e no exterior.

“A areia para o preenchimento foi trazida à praia em menos de três meses, mas seus efeitos mudaram Balneário Camboriú e a percepção das pessoas e do país em relação a nossa cidade. Servimos de exemplo para muitas outras obras de alargamento e proteção costeira pelo Brasil afora. A visibilidade que a megaobra deu à cidade atraiu o olhar do mundo inteiro para Balneário Camboriú. E, sobretudo, e isto é muito importante, esta obra, projetada para ser uma obra de proteção costeira, provou, com o ciclone que recentemente passou pelo litoral catarinense, sua eficácia ambiental. Sem o alargamento da Praia Central, episódios como este do ciclone provocariam destruição de estruturas urbanas ao longo da orla, como já acontecido em outros episódios climáticos anteriores. A Nova Praia Central é uma realização de nossa cidade e de nossa gente. Uma conquista de todos nós, que a saudamos com alegria e orgulho!”, comemora o prefeito Fabrício Oliveira.

O sucesso da obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú impulsionou obras semelhantes em muitas outras cidades litorâneas brasileiras em que o mar avança sobre a praia e as estruturas da orla. Durante sua execução, a obra de alargamento foi visitada por prefeitos e técnicos de outras cidades que a vieram conhecer de perto. A draga Galileo Galilei chegou em Balneário Camboriú no dia 22 de agosto e partiu em 31 de outubro do ano passado.

“A recuperação da orla da Praia Central criou um espaço enorme e bem-vindo pelas pessoas que o frequentam, espaço este que receberá, também, uma reurbanização de primeiro mundo, com muito verde e áreas de lazer. Ainda na esteira desta megaobra, houve valorização significativa dos imóveis em todo o município e em nossa região. Novas atrações vieram para Balneário Camboriú e outras mais virão. Diariamente, empreendedores entram em contato com a Prefeitura querendo conhecer melhor a nossa cidade, isto significa crescimento econômico, e criação de emprego e renda para a nossa gente”, pontua o prefeito.

Com informações ND+ e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Notícias Relacionadas

Corpo de homem é encontrado em praia de Balneário Arroio do Silva

O homem ainda não foi identificado.

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo