Geral

Unesc abre as portas para mais uma Semana de Ciência e Tecnologia

A Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc abriu as portas, nessa manhã, aos alunos, visitantes e professores que participarão da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, evento que ocorre entre 19 e 23 de outubro nas dependências da Universidade. Entre as atividades, palestras, minicursos, oficinas, Feiras da Inovação e de Ciências, que devem despertar o desejo de aprender e de desenvolver novas habilidades nos participantes.

“A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é o maior evento institucional que reúne atividades de pesquisa, extensão e ensino. Neste ano, seguindo o tema nacional, discute-se “Luz, Ciência e Vida”, em uma abordagem muito ampliada que atende as diferentes áreas do conhecimento. Esperamos toda a comunidade acadêmica, tendo em vista que muitas e diversificadas atividades foram pensadas e organizadas para que todos possam aproveitar, assistir e se qualificar”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

Hoje pela manhã, dezenas de alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia se reuniram no Complexo Esportivo, em torno da oficina “Ginástica de academia: metodologias facilitadoras para a acessibilidade”, ministrada pela professora Francine Costa de Bom. O objetivo dos alunos, conta a estudante do segundo semestre do curso de Fisioterapia, Suelen Bitencourt Gonçalves, é de adquirir novos conhecimentos para levá-los adiante. “Dou aula na Afasc para pessoas entre 20 e 60 anos. Aprendi, aqui, novas opções de exercícios, principalmente para aqueles que não conseguem fazer séries muito fortes”, pontua.

Aprendizado, este, escolhido com critério pela professora Francine. De acordo com ela, a oficina propõe práticas para facilitar a rotina daqueles que não têm muita habilidade motora. “São exercícios aeróbicos e mais fáceis que os tradicionais. Optamos por essa modalidade porque muitas pessoas não têm experiências anteriores, têm pouca empatia, são descoordenadas e têm vergonha de fazer um treino mais elaborado”, coloca.

A estudante Jane Scaine, da quinta fase de Educação Física, aprovou os trabalhos da Semana. “Me inscrevi em diversas oficinas, não só da minha área, mas de outras também. É uma oportunidade de conhecer coisas que dificilmente veríamos em outras ocasiões. Gosto disso, das possibilidades que só a Universidade oferece”, destaca.

O evento conta com mais de três mil inscrições e envolve profissionais de diferentes áreas. A programação conta com Feira da Inovação, onde concorrem 25 propostas, Feira de Ciencias, Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Feira do Livro, Feira da Economia Solidária, entre outras atividades, todas abertas e gratuitas à comunidade.

Colaboração: Samira Pereira / Ápice Comunicação

[soliloquy id=”152671″]