Geral

Unibave abre exposição cultural: Cem Anos de História Política de Orleans e Região

O Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE promove, no primeiro centenário de emancipação política de Orleans, a exposição cultural: Cem Anos de História Política de Orleans e Região.

O evento tem o intuito de contribuir com a valorização da história política de Orleans e também refletir sobre fatos que tiveram relevância social.

A exposição ficará aberta ao público, com acesso gratuito, das 9h às 21h, no período de 3 a 20 de outubro, na Rodovia SC-108, próximo ao cruzamento da Rua Romualdo Sandrini, no Bairro Canudos, em Orleans.

A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira às 19h30min com a presença de Dom Bertrand Maria José de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, que falou em seu discurso sobre a história da Princesa Isabel e do seu livro Psicose Ambientalista.

“O Brasil é chamado de o celeiro do mundo. Nós temos a missão que nos foi dada pela divina providência quando nos enviou tantas riquezas. Para alguns Ele deu petróleo embaixo das areias, à nós Ele deu uma riqueza mineral fabulosa, um clima extraordinário e um potencial agrícola imensurável. Nós temos a missão agora, para a glória de Deus e o bem do nosso povo, de ajudar o resto da humanidade a enfrentar o desafio do futuro”, destacou em seu discurso o Príncipe Bertrand.

Na oportunidade Gilberto Callado de Oliveira, Procurador do Estado, lançou o livro que trata sobre o Projeto de Código Penal: ‘Código de Morte’ prestes a desabar sobre a cabeça dos brasileiros.

O Procurador Callado pediu às autoridades presentes no evento que mantivessem contato com os deputados e senadores catarinenses pedindo que não permitam a aprovação do novo Código Penal Brasileiro, que está tramitando no Congresso Nacional. “Este Código que estão querendo aprovar vai provocar profundas transformações da sociedade e para o mal. Para potencializar não a coragem dos bons contra os maus, mas sim o contrário: punindo os bons e premiando os maus”, enfatizou.

O reitor do Unibave, professor Elcio Willemann, citou em sua manifestação duas personalidades ilustres da história de Orleans: Tito Carvalho e o padre João Leonir Dall´alba. “Reviver a história, nos dá condição de idealizar e planejar nossas ações presentes e futuras. Primando sempre pelo bem viver e desenvolvimento de nossa gente. Analisando a recente história do Unibave, podemos ver o quanto já foi feito por Orleans e região”, ressaltou.

A abertura da exposição contou com a animação da Banda da FEBAVE.

Confira abaixo os áudios com os discursos de Dom Bertrand e do Procurador Callado.

[soliloquy id=”41553″]