Geral

Único criador de gado britânico da região expõe na AgroPonte

Entre os 35 expositores da mostra de animais está Mauro Coelho, que levará gados selecionados e premiados ao evento

A primeira Exposição Estadual de Animais é uma das grandes novidades da AgroPonte, feira que acontece de 14 a 18 de agosto no pavilhão de eventos José Ijair Conti, em Criciúma. Cerca de 35 expositores levarão ao evento o que de melhor a região tem a oferecer na pecuária. Um deles é Mauro Coelho, de Jaguaruna, que mostrará aos visitantes uma raça bastante peculiar de gado de corte. O gado britânico, espécie reconhecida internacionalmente por ter a melhor carne vermelha do mundo, será uma das estrelas da noite.

Único produtor da região Sul de Santa Catarina, Coelho deve levar à exposição 12 animais, alguns premiados e outros vindos da Inglaterra, Escócia e outros países. “Compramos o material genético e inseminamos em nossas vacas. Aliando alta tecnologia a animais de ótima procedência temos um resultado excepcional”, expõe o produtor.

Trabalhando com a raça há 10 anos em Jaguaruna, Coelho conta que a procura pelos animais está sendo bastante satisfatória. O gado britânico vem entrando com força no mercado, abrindo novas possibilidades não só à região, mas para todo o Brasil. “Temos três fazendas, em Jaguaruna, Lages e Laguna. No total, são cerca de 600 cabeças de gado, sendo que 200 são puras. São quatro raças britânicas, a Aberdeen Angus, a Devon, a Polled Hereford e a Red Angus”, conta ele.

De acordo com o médico veterinário e gerente de Agricultura e Agronegócio de Criciúma, Salomão Roman da Silveira, a espécie britânica não é comum na região, e com certeza será um dos grandes atrativos da exposição. “Esta raça foi criada pelo homem através de cruzamentos e aprimoramentos. Ela carrega as características de sabor, maciez, suculência do gado europeu e a rusticidade e resistência a doenças do gado indiano”, expõe.

Além dos britânicos, Coelho levará à AgroPonte, ainda, gado Brahman, ovelhas e equinos. A propriedade é referência em todo o Brasil por meio dos resultados obtidos com os cruzamentos e estudos. “Foi investido em alimentação, genética e instalações, ou seja, nenhum fator importante do sistema produtivo foi esquecido. O resultado é este, animais de qualidade e ótima procedência, que enchem os olhos dos curiosos e profissionais no ramo”, complementa Silveira.

Exposição é a novidade deste ano

A exposição de animais acontece paralelo à AgroPonte, em uma estrutura que está sendo montada atrás do pavilhão de eventos. Cerca de 35 pecuaristas levarão aproximadamente 450 animais ao local. Entre eles, gado de leite e de corte, equinos, búfalos, ovelhas, cães, peixes e pássaros. Conforme o organizador da feira, Willi Backes, a intenção é torná-la referência em registro e inspeção sanitária. “Vamos cumprir criteriosamente todas as regras e exigências para não oferecer qualquer risco à saúde dos visitantes e dos próprios animais. Este é um evento para toda a família, que valoriza em muito o empresário e o homem do campo”, conta Willi.

Todas as atividades da AgroPonte são de acesso gratuito. Os seminários e palestras técnicas acontecem na quinta, sexta e sábado, no auditório da Amrec, com organização e realização da Epagri Regional de Criciúma. Para os visitantes, os horários de visitação são: quarta, quinta e sexta-feira, das 16h às 22 horas. Sábado, das 10 h às 22 horas. Domingo, das 10h às 18 horas.

[soliloquy id=”35590″]