Geral

Unidade do Pronto-Atendimento ficará fechada por 120 dias

O Pronto-Atendimento 24h de Capivari de Baixo foi interditado nessa segunda-feira e deve ficar fechado por cerca de 120 dias. Enquanto isso, os pacientes devem utilizar os postos de saúde dos bairros e, em casos urgentes, serão encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão.

O prédio onde funciona a unidade necessita de reforma urgente. A última avaliação técnica da Defesa Civil e de engenheiros da prefeitura, em parceria com Corpo de Bombeiros, demonstrou que o local está com as armações de madeira do telhado comprometidas, com risco de ruir a qualquer momento. Esta semana, a empresa responsável pela parte elétrica emitiu um laudo, através do engenheiro Rodrigo Martins, relatando a estruturação precária das fiações elétricas.

A Defesa Civil monitora periodicamente a parte estrutural do prédio. Com a emissão do laudo técnico da rede elétrica, foi necessária a interdição do prédio.

A inspeção também comprovou que as instalações elétricas estão subdimensionadas e ultrapassadas para as atuais necessidades. Em razão disso, a rede elétrica tem se mantido superaquecida, o que tem provocado frequentes apagões, colocando em risco toda a edificação. Problemas na entrada da rede, nos quadros de distribuição e na fiação elétrica em geral também foram detectados.

Segundo o DIário do Sul, toda a rede elétrica do prédio será refeita e, para atender as normas de prevenção de incêndio, serão instalados rede hidráulica, para-raios e alarmes. As armações de sustentação do telhado serão refeitas integralmente.

Considerando a execução do novo projeto elétrico e civil, que atenda as exigências de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiro, a etapa do processo licitatório e a execução da obra, a previsão inicial é de aproximadamente 120 dias.