Geral

Urubus dão “chega pra lá” em galinhas e chocam ovos em galinheiro em Nova Veneza

Há 37 dias um casal de urubus começou a chocar dois ovos em uma propriedade no distrito de Caravaggio. Um dos filhotes nasceu nesta manhã

Um fato atípico chama atenção de uma família do distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. Há 37 dias, um casal de urubus começou a chocar dois ovos no galinheiro da família Ronchi. Um dos filhotes nasceu nesta manhã. Já o outro ovo começa a “rachar” e, conforme o proprietário dos galinheiros, João Ronchi, de 85 anos, o segundo filhote deve nascer nas próximas horas. Conforme o dono da propriedade, os urubus deram um "chega pra lá" nas galinhas, se ajeitaram no galinheiro e lá estão instalados para cuidar do filhote.

"Com todos os meus anos de vida nunca tinha visto isso. Nos últimos dois anos, os urubus também apareceram por aqui, mas eles chocaram os ovos embaixo dos poleiros e nem chegamos a ver os filhotes”, comenta. Segundo o site Engeplus, a nora de seu João, Rosimere Minatto Ronchi, de 42 anos, começou a monitorar a "nova família" desde o dia que os urubus começaram a chocar, no dia 8 de setembro.

“Pesquisamos até na internet enquanto tempo um urubu choca seus ovos. Foram 37 dias”, destaca. Além da fêmea, o urubu macho também mantém presença no poleiro. “E ele é brabo, quando está presente ninguém pode chegar perto do galinheiro, enquanto isso a fêmea é calma, faço até carinho nela”, arrisca.

Ronchi acrescenta que os urubus e as galinhas convivem em harmonia, exceto alguns momentos em que o macho sente ciúmes das galinhas. “Acordo cedo, venho aqui, dou comida para minhas galinhas e eles não comem nada, não mexem em nada que é delas”, garante. Além das galinhas e agora dos urubus, o sítio de seu João também abriga bois, vacas e gansos. “Isso aqui é o meu esporte. Venho todos os dias aqui. Nasci, fui criado e me criei em Nova Veneza, meu paraíso”, conclui

[soliloquy id=”43303″]