Geral

Valdir Fontanella recebe Troféu Fama como empresário do ano em Lauro Müller

Pesquisa pública definiu os homenageados e o empresário e ex-prefeito, foi o nome mais lembrado quando o assunto é destaque no ramo empresarial

Foto e vídeo: Divulgação

O empresário do ramo de transportes, Valdir Fontanella, 66 anos, foi premiado com o Troféu Fama 2023, como o nome mais lembrado pela população quando o assunto é a área empresarial.

Nono filho de uma família de 10 irmãos, Valdir Fontanella, nasceu na localidade de Vargem Grande, em Lauro Müller e desde cedo o trabalho e a seriedade nortearam seus passos. Depois de montar uma madeireira, a crise provocada pela demarcação da Mata Atlântica, em 1991, impediu a extração de madeira e interrompeu a atividade.

Impulsionado pela frase “tropeçar sim, mas desistir nunca”, o empresário e mais três irmãos se reinventaram e além de um posto de combustível, iniciaram no mesmo ano uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Ali nascia a Fontanella Transportes, que em 1º de agosto completa 32 anos de atividade.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“Nem tudo foi mil maravilhas, tivemos muitas dificuldades, mas como empresa familiar, trabalhamos sempre em conjunto”, explica o empresário, que lamenta a perda de dois, dos quatro sócios. “Éramos em quatro irmãos sócios, mas Infelizmente perdi dois deles nessa caminhada”.

Atualmente a empresa possui 1,6 mil colaboradores diretos, é uma das maiores transportadoras de Santa Catarina e está entre as 10 maiores do Brasil.

Sobre o prêmio, Valdir Fontanella afirma que é muito gratificante ser lembrado e reconhecido pela população. “Me sinto feliz em olhar para trás e ver que nascemos na periferia, na roça, e fomos galgando a cada dia para buscar algo diferente”, enfatizou. “Nosso diferencial sempre foi honestidade, seriedade e fazer aquilo que se fala. Isso é muito importante para que as pessoas possam acreditar em você”, continuou.

“Felizmente a gente tem esse passado que nos contempla com esse momento. A população de Lauro Müller reconheceu e votou para que eu pudesse receber essa homenagem tão especial”, destaca o empresário, que também chegou a ser homenageado em Belluno, norte da Itália, como um imigrante que deu certo na América. Ele também foi procurado por um grupo de pequenos empresários da cidade de Fortaleza, que foi até o Recife/PE para visitar a empresa e ouvir sua história.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O empresário, que também chegou à chefia do executivo municipal em 2017, lembra que para se chegar a algum lugar é necessário foco. “Você só chega lá se tiver um projeto de vida, um objetivo”, afirmou, acrescentando: “Se eu disser que cheguei no topo, estaria mentindo, ainda tem muito degrau para subir e vamos tentando até que pudermos e tivermos força”, concluiu.

Por Simone Costa