Esporte

Vencedor da Volta da Juventude projeta temporada repleta de competições

No sábado (9) ele enfrenta os aproximadamente 20 quilômetros da subida da Serra do Rio do Rastro

Foto: Tiago Maciel

Foto: Tiago Maciel

O merecido descanso após a conquista da Volta Ciclística da Juventude, no Uruguai, vai durar pouco para o campeão da prova, Caio Godoy. O atleta da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point, uma semana depois de erguer o troféu no país vizinho, encara a subida da Serra do Rio do Rastro. Enquanto o treinamento não recomeça, o jovem de 17 anos se revigora aos poucos dos desgastantes 700 quilômetros percorridos nas sete etapas do último compromisso.

A camiseta cor amarelo-ouro ficou sob a posse de Godoy a partir do segundo dia de prova e dele não saiu desde então. Em conjunto com os companheiros de equipe da seleção brasileira, não sucumbiu à pressão do uruguaio Anderson Maldonado, segundo colocado com 1min55s de diferença. O desempenho do representante de Criciúma ajudou a delegação do Brasil a trazer o primeiro lugar por equipes. Das 35 edições, apenas três brasileiros haviam conquistado o título individual geral.

Para Godoy, a maior dificuldade da prova esteve no desgaste físico acumulado ao longo da semana de disputas. Os fortes ventos se tornaram adversários extras durante toda a Volta da Juventude. “Ventou muito em todas as etapas e na maioria delas a força do ar vinha de lado em relação a nós, o que fazia ficar mais difícil pegar vácuo. Depois das corridas, tínhamos sempre que tratar de fazer recuperação com compressão nas pernas e ingestão de proteínas”, conta o vencedor do evento.

As complicações provocadas pelo vento foram acentuadas na última etapa, que ligou a cidade de Florida com a capital uruguaia Montevidéu. “Por causa de um protesto lá, a organização teve que fazer um desvio que aumentou em 30 quilômetros a distância total da sétima etapa. Nós saímos com o vento a favor e, por causa desse desvio, acabamos sendo prejudicados. Com o apoio dos meus colegas, conseguimos controlar o Maldonado e garantir a vitória”, agradece.

Além do título de campeão geral e a camiseta ouro, Godoy voltou com o prêmio de terceiro lugar Cima, para subida em montanhas e mais duas taças referentes a pódios em etapas. “Fiquei muito surpreso com o meu desempenho. Fui para lá com o objetivo de ganhar rendimento para as corridas durante o ano”, revela.

No decorrer de 2013, Godoy visa as disputas do Mundial da categoria júnior (até 18 anos, em Florença e o Nacional. Também neste ano estão no cronograma do campeão os Joguinhos Abertos e os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). “É um atleta com experiência de três anos conosco e que já conhece as competições daqui. Trata-se de um orgulho nosso e uma promessa olímpica brasileira”, acredita o técnico da Fundação Municipal de Esportes.

O garoto já tem competição agendada para o próximo fim de semana. No sábado (9), ele enfrenta os aproximadamente 20 quilômetros da subida da Serra do Rio do Rastro, no Sul de Estado.