Poder Legislativo

Vereadora Ângela repudia e cobra solução para vandalismo em escola de Cocal do Sul

A presidente da Câmara de Vereadores Ângela Anjo (PPS), repudiou e cobrou soluções, durante sessão legislativa na noite desta terça-feira (01), sobre a ação contínua de vândalos na Escola de Ensino Fundamental do bairro Cristo Rei, em Cocal do Sul. O assunto foi motivado após visita à instituição de ensino, realizada pela vereadora, na semana passada.

Segundo a vereadora, os crimes contra o patrimônio e ameaças a funcionários se tornou frequente na instituição de ensino. “Os portões de acesso à escola estão todos detonados, com marcas de chutes e amassados. A diretora afirma que já arrumou diversas vezes, mas ressaltou que não adianta. Vestiários e banheiros estão depredados em situação vergonhosa e, tudo isso em função dos vândalos”, ressalta.

Ângela destacou ainda que, os responsáveis pelo vandalismo são alunos e ex-alunos da escola. O uso de drogas também já foi constatado no interior do prédio. “Neste final de semana que passou, encontraram drogas lá dentro. Eles entram na escola e vão se divertir. Está fechado. Não pode. São adolescentes e crianças, inclusive alunos do primário, em meio a toda esta situação. E eu pergunto: onde está a família neste momento? Lamentável”,frisa Ângela.

Além disso, Ângela ressalta que, inclusive uma merendeira, foi ameaçada por estes vândalos. Quanto a medidas para minimizar a situação, a vereadora ressalta que já foram tomadas pela direção, mas sem resultado efetivo. “Ameaçaram a merendeira. Ela cuida, chama a atenção. A diretora afirmou que estão cansados de irem até a delegacia registrar Boletins de Ocorrência e nada. Que se instalem câmeras de videomonitoramento para identificar, inibir e afastar estes vândalos”, finaliza a vereadora.

Capacitação

Ainda durante a sessão, os vereadores enalteceram a importância da participação em um curso de capacitação, promovido pelo Centro de Estudos da Administração Pública (CEAP), onde reuniu vereadores de outras cidades do Estado na última semana. “Curso de muito conteúdo e muito aprendizado. Palestras que nos motivam a refletir sobre mandato de vereador e como lidar com o cidadão. O cumprimento de metas e a preparação entre outros temas”, destaca o vereador Volnei da Silva, o Nei (PSD).

“Na nossa vida, nunca sabemos de tudo e estamos sempre aprendendo. Essa capacitação foi muito importante. A nossa preocupação, desde o primeiro dia, é que fomos eleitos para sair de cabeça erguida e não deixar nada pendente para trás. Estamos em uma câmera enxuta. A gente sempre se reuniu e conversou”, enfatiza Ângela, destacando ainda o entrosamento entre os vereadores nos trabalhos legislativos.

Projetos

As comissões da Câmara de Vereadores analisam dois Projetos de Lei do Poder Executivo que chegaram até a casa na última semana.

Entre eles, o Projeto de Lei Complementar PLC Nº. 0001/2016 de 19 de fevereiro de 2016, que inclui à tabela de valores de terrenos, outras 30 propriedades no município.

Já o Projeto de Lei PL Nº. 0001/2016, de 22 de fevereiro de 2016, autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas –CDL. O objetivo é disponibilizar à prefeitura, o Banco de Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

[soliloquy id=”170536″]