Poder Legislativo

Vereadores de Cocal do Sul aderem à campanha de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantil

Sessão Legislativa desta terça (15) também foi marcada por votação de projetos polêmicos e aprovação de indicações nas áreas de infraestrutura, segurança e habitação

Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

Vestidos com camisetas pretas, os vereadores de Cocal do Sul realizaram a sessão ordinária desta terça-feira (15) votando projetos, requerimento e indicações. A vestimenta foi utilizada por todos, em alusão ao Dia de Combate à Violência Sexual e Infantil, celebrado nesta sexta (18), em todo o país. Na cidade, a equipe da Secretaria de Assistência Social aborda o tema através da conscientização.

Durante sessão, a secretária Ângela Maria Anjo falou sobre o assunto. “Queremos chamar a atenção da sociedade. Através do ‘Disque 100’, as pessoas podem denunciar os casos de forma anônima. No período de um ano, já foram registrados 18 casos na nossa cidade. Sabemos que possuem mais, mas o medo das pessoas continua sendo empecilho para novas denúncias”, lembrou.

Vereadora Nega (PMDB) – Foto: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

“É um trabalho que os vereadores conhecem bem. Acho que devemos fazer nossa parte e motivar a denúncia junto à população. Parabéns ao Centro de Referência de Assistência Social – Creas e toda a equipe da secretaria pela iniciativa e o trabalho desenvolvido na cidade”, destacou a presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB).

Votação e aprovação

Em pauta na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram novamente por 8 a 1, o Projeto de Lei que reajuste a Unidade Fiscal de Referência Municipal – UFRM de terrenos novos e extensões de loteamentos em Cocal do Sul. O vereador Adriano Possamai Della (PSDB), como já na primeira votação, se contrapôs por entender que o reajuste repassado não é justo. “Vou votar sempre que tiver um reajuste absurdo que vai impactar no IPTU”, destacou. “Fomos verificar os loteamentos e estão dentro da regularidade. Por isso voto a favor novamente”, enfatizou o vereador Marcel Freitas (PSDB).

Ainda durante a sessão, o Projeto de Lei que autoriza o reajuste e repasse de recursos financeiros para o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga foi aprovado. O valor é utilizado para manter os atendimentos do setor de Urgência e Emergência aos cidadãos de Cocal na cidade vizinha.

Segurança, infraestrutura e habitação

Vereadora Giovana (PP) usa a tribuna – Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

Onze indicações foram apresentadas pelos vereadores. Entre eles, destaque para o de incentivo à segurança, proposto pela vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP). “Somos pioneiros na implantação de câmeras de segurança. Hoje são 32 câmeras do Projeto Segurança para Todos. Hoje a polícia utiliza inclusive equipamentos de proprietários para a captura de imagens. Em Campo Grande (MS), a prefeitura incentiva os empresários e cidadãos para implantarem câmeras. Assim eles concedem 15% de desconto no IPTU a eles. Espero que o executivo estude e avalie a possibilidade”, destacou.

Já na área de infraestrutura, os vereadores Erik Pereira Zeferino (PC do B), Marcel Freitas (PSDB), Agenor Benati Pedroso (PDT), Adriano Possamai Della (PSDB) e Giovana Galato Santa Rosa (PP) fizeram indicações. “É a quarta vez que está sendo feita esta indicação. Peço para que continue a construção da calçada e estenda na Avenida Chapecó”, destacou o vereador Érik, indicando para que o Poder Executivo construa calçadas ao longo da Avenida Chapecó e que finalize o restante da calçada na Avenida Furlan no bairro Jardim Elizabeth.

Por fim, a vereadora Nega sugeriu a criação de um novo conjunto habitacional da cidade. “É uma reivindicação antiga. “ As economias da Câmara que era devolvido no final do ano tinham como objetivo, a aquisição de terrenos para a construção de casas populares. Temos muitas pessoas sem condições de pagar aluguel ou construção de habitações. Falta e muito na cidade”, finalizou.

Suplente de vereador Tiago Silva (PSDB) assume no lugar de Della (PSDB – Fotos: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

Tiago da Silva (PSDB) assume cadeira

O suplente de vereador Tiago Silva (PSDB) assume o lugar de Adriano Possamai Della (PSDB) que solicitou licença não remunerada por 15 dias. “Desejo um ótimo trabalho a todos os colegas durante a minha ausência. Em reunião com a executiva do meu partido ficou acordado o rodízio de vereadores para que os suplentes também possam assumir e mostrar seu trabalho”, comentou.

Veja o que foi tratado na 13ª Sessão Ordinária

Mensagem do Executivo encaminhando Projeto de Lei:

PE nº. 13/18. Cria o Conselho Gestor da APA de Cocal do Sul – CONGEAPA/Cocal do Sul e dá outras providências.

Requerimento Nº. 24/18. Autoria. Adriano Possamai Della . Eu vereador Adriano Possamai Della, venho requerer licença por 15 dias, para tratar de assunto particular, conforme art. 211, inciso III, do regimento interno, de 16 à 30 de maio de 2018.

Indicação Nº. 091/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes verifique através dos meios legais a possibilidade para que sejam recolhidos os veículos que estejam abandonados nas vias públicas e demais logradouros de nossa cidade.

Indicação Nº. 092/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades orçamentárias, crie um programa de atendimentos específicos a mulheres que sofrem, ou sofreram violências físicas e psicológicas, com inclusão em ações sociais de conscientização contra a violência feminina.

Indicação Nº. 097/18. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Executivo construa calçadas ao longo da Avenida Chapecó e que finalize o restante da calçada na Avenida Furlan.

Indicação Nº. 102/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades orçamentárias, realize uma operação tapa buracos em vários pontos da cidade que são revestidas de pavimentação asfáltica;

Indicação Nº. 103/18. Autoria. Marcel Fretas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes e dentro das possibilidades orçamentárias, faça um estudo para que possa ser construído uma rampa de acesso na calçada do ginásio de Esportes Gílio Búrigo. proporcionando assim acessibilidade para os cadeirantes, ou qualquer outra pessoa portadora de alguma deficiência física;

Indicação Nº. 106/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes ,e dentro das possibilidades orçamentárias, faça a aquisição de um carro, e de uma linha de telefonia móvel para a técnica de segurança deste município.

Indicação Nº. 108/18. Autoria. Agenor Benati Pedroso. Que o Poder Executivo através da secretaria de obras viabilize a construção de uma passarela na ponte Hilário Guollo no bairro Jardim Elizabeth, neste município.

Indicação Nº. 109/18. Autoria. Adriano Possamai Della. Que o Poder Executivo através da secretaria de obras viabilize a troca de lajotas quebradas na Rua Abel Crestani Sartor no Loteamento Jatobá, neste município.

Indicação Nº. 113/18. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o Poder Executivo avalie a possibilidade de melhorar a iluminação nas faixas de pedestres no município com objetivo de prevenir acidentes e atropelamentos.

Indicação Nº. 114/18. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o Poder Executivo avalie a possibilidade de conceder desconto de IPTU (imposto predial e territorial urbano) a empresas e munícipes que instalarem câmeras de vídeo monitoramento denominado “Segurança para Todos” no município de Cocal do Sul.

Indicação Nº. 115/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o Poder Executivo através da secretaria competente estude a possibilidade de efetuar a compra de um terreno para o 4º conjunto habitacional nesse município.

Veja mais fotos da sessão

  • fbadd7a0-8ac9-41eb-bf8c-30fc9f5c4d3f
  • be97aca8-35e0-43cc-abb4-58a1caa320b6
  • 472d6049-23f6-4bd3-a21c-a71251cfb014
  • VEREADORES 02
  • b3296df3-e133-4e87-8534-d57e278ea8fb
  • VEREADORES 01
  • VEREADORES 03
  • cd9aa402-f14b-4cc8-949d-743bfcf9b8e5
  • 5f2657b7-dad3-417f-ab18-9c965fef4600
  • a14c187c-3f11-4196-844e-abb0b30b5c64
  • 1a937ab9-5057-4368-8c66-6ddaff87c1c0
  • 1f7096e1-3bb9-4282-9ac6-de205bc96a6b
  • 4bdf16ec-6f34-43bc-85e2-49d16f0483de

Veja o vídeo da sessão

 

 

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)