Poder Legislativo

Vereadores de Lauro Müller aprovam Projeto de Lei em apoio a artistas locais

A legislação visa fomentar a participação dos artistas lauromüllenses em eventos musicais que contam com apoio da iniciativa pública.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Um Veto e dois Projetos de Lei Ordinária foram aprovados por unanimidade pelos vereadores de Lauro Müller, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 27.

Entre eles, está o Projeto de Lei Ordinária nº 23/2024, de autoria do vereador Valdecir Miotello, que cria o Programa Prata da Casa. A legislação visa fomentar a participação dos artistas locais em eventos musicais que contam com apoio da iniciativa pública.

“Tem-se a expectativa de que, oportunizando aparições de artistas lauromüllenses na abertura de shows de maior vulto e estrutura, com maior público, terão eles a oportunidade de apresentarem seu trabalho, valorizarem a cultura, terem exposição e impulsionarem suas trajetórias, sem que com isso tenham que suportar ônus de monta inalcançável”, justifica o vereador.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Valdecir Miotello (União Brasil), Guilherme Fontanella (PP), Alexsandro Marchioli (PP), Lindomar Cataneo (PSD), Guilherme Coan (PSD), Ema Hofmann Benedet (MDB) e Manoel Leandro Filho (MDB).

Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.

Proposições

Veto nº 2/2024, de autoria do Poder Executivo, veto parcial ao Projeto de Lei Ordinária nº 14/2024.

Veto nº 3/2024, de autoria do Poder Executivo, veto ao Projeto de Lei Ordinária nº 19/2024.

Indicação nº 28/2024, de autoria dos vereadores Guilherme Coan, Lindomar Cataneo, Alexsandro Marchioli, Ricardo Fontanella e Valdecir Miotello: “Que o Executivo determine reparos no pavimento com lajotas, no Paço Municipal em especial no lado onde está o Pavilhão das Bandeiras e a Figueira”.

Indicação nº 29/2024, de autoria do vereador Lindomar Cataneo: “Que o Poder Executivo determine os reparos das lajotas, na Rua Nestor Delfino Antunes, onde o serviço foi iniciado e não terminado pela concessionária de água e esgoto, a Casan”.

Indicação nº 30/2024, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho: Implantação de uma lombada na Rua Cairú, nas proximidades com a esquina da Rua Rubens Rufino Rabelo. Justificativa: “Esta rua é um dos principais acessos para o Centro de Educação Infantil Irani Vargas, recebendo um fluxo intenso de veículos e ônibus escolares. Como é uma área residencial, é primordial a instalação desse mecanismo de redução de velocidade para a segurança, tanto de pedestres quanto dos motoristas”.

Indicação nº 31/2024, de autoria da vereadora Sysse Helena Alves Velho: Revitalização da pintura das faixas de travessia para pedestres nas ruas da área central de Lauro Müller. Justificativa: “O presente pedido se faz necessário pois as faixas de travessia para pedestres encontram-se com a pintura bem desgastada e até mesmo apagadas. A sinalização das faixas é fundamental para garantir a segurança de pedestres e motoristas que transitam pelas vias públicas”.

Indicação nº 32/2024, de autoria dos vereadores Guilherme Coan e Lindomar Cataneo: Incluir a Rua José Tomaz Cardoso em Barro Branco, rua que dá acesso à creche Criança Feliz nas obras de recapeamento da pista na sede do distrito. Justificativa: “Os recursos na ordem de um milhão de reais, repassados através de emenda do deputado Júlio Garcia, certamente são suficientes para estender os serviços a essa rua, uma vez que a sua base é consolidada por um calçamento de paralelepípedo, assentado há mais de quarenta anos”.

Ordem do Dia

Veto nº 1/2024, de autoria do Poder Executivo: veto parcial ao Projeto de Lei Ordinária nº 10/2024. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 15/2024, de autoria do Poder Executivo, que “revoga a Lei Municipal nº 2.294, de 23 de agosto de 2023, e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 23/2024, de autoria do vereador Valdecir Miotello, que “cria o Programa Prata da Casa, que dispõe sobre apresentação de artistas locais na abertura de shows musicais e artísticos que ocorrerem no Município de Lauro Müller”. Aprovado por unanimidade.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Vereadores de Orleans aprovam Projetos de Lei, Projeto de Decreto Legislativo e Indicação

Sessão desta segunda-feira, dia 6, também contou com a explicação do comandante da Polícia Militar de Orleans, 1º tenente Henrique Carrer Arent.