Poder Legislativo

Vereadores de Orleans aprovam edição da legislação que dispõe sobre zoneamento de uso e ocupação do solo

Intenção do Município foi direcionar as ações de empreendedores que investem na instituição de condomínios de lotes.

Foto: Arquivo / Câmara de Vereadores de Orleans

Os vereadores de Orleans aprovaram, por unanimidade e em segunda votação, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 25, o Projeto de Lei Complementar nº 8/2021, que complementa a legislação que dispõe sobre zoneamento de uso e ocupação do solo do Município de Orleans, instituindo condomínios de terrenos e dá outras providências. Confira aqui.

Conforme a justificativa, não só as formas de parcelamento do solo vêm sendo aprimoradas pela sociedade, como também seus mecanismos de regulação. “O parcelamento do solo precisa acontecer de forma responsável, a fim de que a propriedade cumpra com sua função social. A preservação do meio ambiente e a observância dos princípios que orientam o urbanismo não podem ser relegados a um segundo plano”, ressalta no Projeto de Lei o prefeito Jorge Koch.

Sendo assim, se fez necessário que o Município editasse lei própria, direcionando as ações de empreendedores que desejam parcelar glebas, dentro do território municipal, seja elas urbanas ou rurais. “Agindo dessa forma, promove o município a adequada ordenação e ocupação do solo e, de forma coerente, da azo a que empreendedores queiram investir na constituição de novas unidades imobiliárias em seu território”, acrescenta.

O Estado de Santa Catarina editou a recente Lei Estadual de nº 17.492, de 22 de janeiro de 2018, versando sobre o parcelamento do solo, inclusive disciplinando, de forma genérica, o parcelamento do solo, por meio da instituição de condomínios de lotes. Agora, cabe aos Municípios editarem lei própria versando sobre interessante e útil instituto jurídico – o condomínio de lotes, o que justifica o Projeto de Lei.

Grande Expediente

Na oportunidade, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Gabriel Bianco, Euclides Pilon, Pedro João Orben, Dovagner BaschirottoValter OrbemMarlise ZomerPaulo CaneverRodinei PereiraOsvaldo CruzettaMaiara Dal Ponte e a presidente da Casa Legislativa Mirele Debiasi.

Confira os pronunciamentos completos neste link.

Notícias Relacionadas

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Profissionais da Secretaria de Educação são homenageados pelos vereadores de Lauro Müller

Reconhecimento se deu em virtude da conquista do Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização, fruto do Projeto Criança Alfabetizada.

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans