Poder Legislativo

Vereadores recebem representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares

Foto: Francieli Oliveira

Foto: Francieli Oliveira

Os parlamentares de Rio Fortuna receberam na sessão desta terça-feira, dia 11, representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Fortuna e Região (Cooperfamília) que explanaram suas atividades, contratos assumidos, como a entrega de alimentos para o Grupo Hospitalar Conceição (HGC), de Porto Alegre, e também da necessidade de ampliação.

Rio Café

Já nas explicações pessoais, o vereador Arlindo Duessmann (PMDB) solicitou que a secretaria de Transportes e Obras estude uma solução para a estrada que liga o Centro ao Rio Café, na continuidade da rua Padre Rademaker. Melhorias nessa via são pedidas constantemente pelos vereadores.

Melhorias em estradas

Na sua fala, o vereador Ambrósio Herdt (PP) também acionou a secretaria de Transportes e Obras. Dessa vez pedindo melhorias nas ruas centrais do município e citou a rua Huberto Willemann. Ambrósio também pediu que fosse verificada a situação de ponte na estrada que liga a Barra ao Rio Chapéu, nas proximidades da propriedade de Flávio Figueiredo.

Cultura

O vereador Ambrósio ainda citou a falta de estrutura adequada para a preservação da cultura no município. Para ele, os avanços andam a passos lentos. O assunto também foi citado pela vice-presidente Leonete Schuelter (PMDB), que coloca que muito material foi perdido e que, infelizmente, o município não possui um local adequado ou até mesmo recursos para a construção de um. O vereador José Lembeck (PT) também lembrou que esse é um pedido feito pela comunidade.

Manutenção

O presidente Eduardo Wiggers (PP) relatou que o prefeito Lourivaldo Schuelter (PMDB) já está tomando providências para conseguir a colocação de cascalho pelo Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) na estrada municipal que está sendo utilizada como desvio enquanto são realizadas as obras de pavimentação da Serra do Corvo Branco.

Esportes

O presidente também solicitou o envio de ofício para as equipes finalistas dos campeonatos de futsal feminino e meio rural.

Prioridades regionais

Eduardo ainda relatou a participação, junto com o vereador José Lembeck e do prefeito Lourivaldo Schuelter, da audiência do orçamento regionalizado da Assembleia Legislativa, na qual foram escolhidas como prioridades em 2016 a finalização da construção do Hospital Santa Terezinha, de Braço do Norte, de uma segunda ponte em São Ludgero e o asfaltamento entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis. Ainda de acordo com o presidente, em quarto lugar ficou a repavimentação da SC-108, entre Rio Fortuna e Braço do Norte. Essa obra deve ficar para 2017. O vereador José Lembeck lembrou que cada Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) já havia selecionado 12 prioridades e que todas devem ser contempladas em quatro anos.

Rio Otília

A vereadora Solangela Wiggers Kemper (PSD) solicitou à secretaria de Transportes e Obras melhorias na estrada da comunidade de Rio Otília, que segue da residência de Neno Boeger até a propriedade de Valdir Wiggers.

Lombadas

Já a vice-presidente Leonete Schuelter solicitou que o Executivo se antecipe nos estudos para a colocação de lombadas ou redutores de velocidade no trecho que está sendo asfaltado na avenida Sete de Setembro.

Colaboração: Francieli Oliveira