Poder Legislativo

Vereadores retomam discussão sobre a instalação de banheiros públicos em Cocal do Sul

A discussão iniciou após a vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP), sugerir ao Governo Municipal, o aluguel de banheiros químicos em dias de eventos realizados no centro da cidade

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A instalação de banheiros públicos na Praça Central de Cocal do Sul, voltou a ser tema de debate entre os vereadores na noite desta última terça-feira (04), em sessão legislativa. A discussão iniciou após a vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP), sugerir ao Governo Municipal, o aluguel de banheiros químicos em dias de eventos realizados no centro da cidade. De imediato, os vereadores relembraram a antiga revindicação em 2014, rejeitada naquele ano pelos vereadores.

A presidente do legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB) colocou em votação a indicação. houve apoio e sugestões. “É um pedido de uma munícipe. Sabemos da possibilidade da administração municipal em construir banheiros públicos na praça. Enquanto isso, poderia haver o aluguel de banheiros químicos para auxiliar a população em dias de eventos, como Cocal Fest e Desfile Cívico de Sete de Setembro. Muitas vezes, as pessoas buscam o comércio para utilizarem o banheiro”, defende Giovana.

O vereador Agenor Pedroso (PDT) lembrou de um Projeto de Lei votado e rejeitado na Câmara de Vereadores em 2014, que previa a construção de uma quiosque, juntamente com banheiros. “As pessoas que vem até o centro da cidade tem que ir até as lojas pedirem para utilizarem os banheiros. Que seja executado este projeto de 2014 e atenda esta carência no centro da cidade para beneficiar os moradores e visitantes”, destacou Pedroso.

“Que os banheiros fiquem ali para o ano todo. Precisamos nos adequar para, inclusive receber os turistas que vêm até nossa cidade”, enfatizou o vereador Érik Pereira Zeferino (PC do B), destacando a importância da construção e manutenção da estrutura.

O vereador Richardson Vieira (PDT) destaca que é constrangedor o pedido das pessoas para usar os banheiros em lojas da cidade. “As pessoas pedindo para usarem banheiro nas lojas é muito constrangedor. A prefeitura poderia comprar os próprio banheiros químicos. Eles seriam utilizados, tanto para eventos eventos quanto aos servidores municipais em obras pela cidade”, afirma Vieira que também é comerciante na cidade.

“No ultimo Natal Luz, colocaram estes banheiros químicos à disposição da população, mas faltou as estruturas para os portadores de deficiência. Realmente todos os eventos deveria ter essas estruturas. Não podemos esquecer das pessoas com deficiência”, lembra o vereador Marcel Freitas (PSDB).

O vereador Adriano Possamai Della (PSDB) também lembra de uma indicação onde solicitava a construção de um palco e dos banheiros públicos na Praça Central. “Vem ano e passa ano e se coloca a mesma indicação. Seria muito interessante este palco fixo e com banheiros. Sou favorável a indicação da vereadora”, concorda Della.

E o vereador Luiz Henrique Bittencourt (PP) propôs que a Câmara de Vereadores provoque o Governo Municipal a reeditar o projeto de 2014. “Vamos provocar o Poder Executivo para que se reedite este projeto com nova roupagem. Uma estrutura sem uso de bebida alcoólica, mas com palco e coreto. Vamos pedir o reestudo. Em 2014 houve divergência de opiniões e foi negado este projeto aqui na Câmara de Vereadores. Sou favorável a indicação da vereadora”, destacou Bittencourt.

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Natal dos Sonhos de Orleans promete novidades neste domingo

A partir das 20 horas, acontece o segundo desfile com muitas novidades. São mais de 400 personagens e novas atrações em um espetáculo que reúne família, amigos de todas as idades e diferentes cidades.

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos