Poder Legislativo

Vereadores se mobilizam e Governo Municipal altera desconto no pagamento do IPTU em Cocal do Sul

No primeiro momento, os pagamentos à vista receberiam 5% de desconto e agora, este montante passa para 10%.

                                                   Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Após manifestações de vereadores, o Governo Municipal decidiu substituir o projeto que concede desconto no pagamento do IPTU e o ISSQN – Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, em Cocal do Sul. No primeiro momento, os pagamentos à vista receberiam 5% e este montante agora passa para 10%. A mudança foi aprovada em sessão legislativa desta terça-feira (27), presidida pelo vereadora Roseny Cittadin Barbosa, a Nega (MDB).

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Após a alteração, o projeto segue para análise nas comissões. “Os vereadores conversaram com o Governo Municipal e o foi sinalizado que o aumento no desconto não seria alterado. Depois da mobilização, está aqui a mudança proposta. Isso ajudará muito a população, mesmo que seja pouco”, comentou o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B)

Caso o repasse não fosse reajustado, os vereadores articulavam confeccionar uma emenda para conceder os 10%. “Não concordamos da forma que chegou aqui. Iríamos fazer uma emenda. Ele (prefeito) teria que entrar na Justiça. Mas através do diálogo, ele voltou atrás e substituiu o prjeto. A gente cobra quando tem que cobrar e enaltece quando as coisas acontecem.  Se dependesse de nós, buscaríamos 20% ou 30%, mas afetaria a arrecadação da cidade”, destacou o vereador Marcel Freitas (PSDB).

“É uma conquista e nada mais justo do que repassar esse desconto aos contribuintes. Iria levar adiante a proposta da emenda para alcançar os 10%, inclusive com pareceres jurídicos. Mas, felizmente teve a sensibilização do Governo Municipal. Houve conversa e o consenso. Agradecemos ao prefeito pela substituição do projeto”, enfatizou o vereador Luiz Henrique Bittencourt (PP).

“No ano passado foi concedido o mesmo valor. Antes eles queriam dar 5% e agora será maior. Com certeza serei favorável ao projeto e votaremos a favor”, completou o vereador Adriano Possamai Della (PSDB).

O projeto será analisado junto às comissões pelos vereadores e depois, colocado novamente em votação definitiva. O benefício, após aprovação do prefeito, será concedidos aos pagamentos do IPTU e ISSQN à vista, até o dia 29 de março de 2019.

Veja vídeo da sessão

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.