Geral

Vice-governador recebe homenagem da AFASC à Ivane Fretta

Foto: Mariana Noronha/Clicatribuna

Foto: Mariana Noronha/Clicatribuna

O vice-governador, Eduardo Moreira, esteve nesta sexta-feira, em Criciúma para receber e aprovar o projeto da nova sede de administração e Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) que homenageia a esposa Ivane Fretta Moreira, falecida mês passado.

Na ocasião, estavam presentes o prefeito Márcio Búrigo, o vice Verceli Coral, deputados, vereadores e outros convidados. A presidente da AFASC e primeira dama, Izabel Cristina Grijó Búrigo, apresentou à Moreira todo o projeto desenvolvido voluntariamente pelos arquitetos Altanir Machado e Alexandre Kronemberger, da Machado & Kronemberger Arquitetura Design.

“A gestão da Ivane me inspirou muito. Ela fundou os CEIs, e construiu oito em quatro anos, o que é uma conta muito grande. Hoje, vinte anos depois, temos 28, e me inspirando nela quero levar avante a questão da educação em Criciúma, por isso, essa homenagem”, justificou Izabel.

A obra será construída no terreno de 4,3 mil metros quadrados, da antiga escola Pequeno Polegar, doada pelo governador Raimundo Colombo, localizada entre a Rua São Marcelino Champagnat e a Presidente Kennnedy. O prédio terá o nome da esposa do vice-governador, e abrigará toda a administração da AFASC, mais o centro educacional Pequeno Polegar.

Conforme o Portal Clicatribuna, três filhos do vice-governador estavam presentes na homenagem. Moreira agradeceu a celebração e segurou a emoção ao falar da esposa. “A Ivane sempre que chegava em casa dizia que queria adotar uma criança. Ela foi uma mulher que se comovia muito com o que vivenciava, foi muito guerreira e eu e meus filhos sempre tivemos muito orgulho dela”.

Conforme o deputado Valmir Comin, que está acompanhando os procedimentos, nesta quinta-feira o Governo do Estado assinou a documentação da obra, que será encaminhada à Assembleia Legislativa.

Ivane Fretta Moreira é a primeira ex-presidente da AFASC falecida. Ela morreu há um mês após uma complicação no procedimento de uma cirurgia de lipoaspiração.