Geral

[Vídeo] Câmera flagra meteoros da chuva Perseidas, em Santa Catarina

Registros foram feitos em Monte Castelo na madrugada deste domingo. Meteoros fazem parte do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aparição em 1991

Foto e vídeos: @jocimarjustino

Uma câmera em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, flagrou na madrugada deste domingo, 13, a passagem de meteoros da chuva Perseidas , que tem pico de visibilidade no Brasil neste final de semana.

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a estação administrada por ele registrou ao menos três exemplares, mesmo com céu nublado, condição que atrapalha a observação.

Os registros foram feitos entre 4h30 e 5h30 deste domingo.

“A neblina que surgiu no final da madrugada atrapalhou bastante, justamente no melhor horário para observação da chuva Perseidas aqui na nossa região”, comentou.

Os meteoros Perseidas são parte do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aparição em 1991. O cometa tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do objeto celeste que levou ao desaparecimento dos dinossauros.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Segundo a Nasa, ele leva 133 anos para reaparecer em nosso céu, ou seja, deve retornar apenas em 2124.

Pico de visibilidade

A chuva de meteoros Perseidas tem seu pico de visibilidade no Brasil neste fim de semana, com até 100 meteoros por hora podendo ser avistados de acordo com a visibilidade em cada região.

Ela poderá ser vista até o dia 24, mas com menor intensidade.

De acordo com Alex Ganshin, CEO da plataforma de meteorologia Meteum, Manaus, Cuiabá e Belém estão entre as melhores cidades para ver a chuva de meteoros, enquanto São Paulo e Curitiba podem não ser os melhores lugares devido à baixa visibilidade, nuvens e chuva.

Próximos eventos astronômicos

No segundo semestre do ano ocorrerão mais dois eclipses, outra superlua e outras seis chuvas de meteoros. Veja abaixo as datas de cada um deles:

Superluas e eclipses

31 de agosto – Superlua azul (visível em boa parte do país);
☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país);
28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país).

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Chuvas de meteoros

Taurids: ativa de 10 de setembro a 20 de novembro no Hemisfério Sul (pico: de 10 a 11 de outubro no Hemisfério Sul). Pico de meteoros por hora: 5.
Draconids: ativa de 6 a 10 de outubro (pico: de 8 a 9 de outubro). Pico de meteoros por hora: 10.
Orionids: ativa de 2 de outubro a 7 de novembro (pico: de 21 a 22 de outubro). Pico de meteoros por hora: 25.
Leônidas: ativa de 6 de novembro a 30 de novembro (pico: de 17 a 18 de novembro). Pico de meteoros por hora: 10.
Geminidas: ativa de 4 a 20 de dezembro (pico: de 14 a 15 de dezembro). Pico de meteoros por hora: 150.
Ursids: ativa de 17 a 26 de dezembro (pico: de 22 a 23 de dezembro). Pico de meteoros por hora: 10.

Com informações G1SC