Geral

[Vídeo] Espetáculo da Natureza: estrelas cadentes dão show no céu de SC

Imagens foram captadas por cinco câmeras entre a noite de sábado (10) e a madrugada de domingo (11)

Câmeras registraram a passagem das estrelas cadentes – Foto e vídeo: Jocimar Justino de Souza/BRAMON/Divulgação

Uma série de estrelas cadentes foi vista ao passar pelo céu de Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado, durante o fim de semana. O registro foi feito pelo astrônomo amador Jocimar Justino de Souza entre a noite de sábado (10) e a madrugada de domingo (11). “Um espetáculo da natureza”, diz o especialista.

Ao todo, cinco câmeras da estação de monitoramento captaram imagens espetaculares de diversos meteoros, também conhecidos como estrelas cadentes. O equipamento faz parte da rede de monitoramento do Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e GMN (Global Meteor Network).

“Um espetáculo da natureza que nos lembra o quanto nosso universo é misterioso e magnífico. A astronomia nos oferece a oportunidade de presenciar momentos únicos, e nós tivemos a honra de registrar este evento para compartilhar”, diz Jocimar em postagem nas redes sociais.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

É possível ver estrelas cadentes a olho nu?

Segundo Jocimar, não é necessário o uso de equipamento especial para ver as estrelas cadentes. “Observar a olho nu sem dúvida é a melhor experiência, tanto é que quase todas as pessoas já viram uma estrela cadente pelo menos uma vez na vida”, conta.

Sobre a duração do fenômeno no céu, o astrônomo conta que o tempo de passagem e velocidade varia. Alguns duram frações de segundo e outros são vistos cruzando o céu durante dezenas de segundos. Isso vai de acordo com o ângulo de entrada, da velocidade e do tamanho do detrito espacial.

A passagem de estrelas cadentes ocorre quando uma partícula sólida entra na atmosfera terrestre em alta velocidade. Essa partícula geralmente são pequenos fragmentos oriundos de cometas e asteroides.

“Existem partículas espaciais entrando na atmosfera terrestre a todo momento, até durante o dia. Devido à escuridão da noite eles são mais facilmente observados nesse período”, explica Jocimar.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O astrônomo também explica que há épocas do ano em que estes fenômenos acontecem com maior intensidade, que é quando ocorre os dias de pico das maiores chuvas de meteoros. “Aqui no Brasil a maior que já registrei foi a chuva de meteoros Delta-Aquáridas do Sul, que ocorre anualmente no final do mês de Julho. Em uma noite já cheguei a registrar cerca de 700 meteoros durante o período de maior intensidade desta chuva”, afirma.

Por Fernanda Silva/ND+