Segurança

Vídeo impactante flagra pessoas fugindo de prédio desabando durante terremoto na Turquia

Tremores na Turquia já deixaram mais de 2 mil vítimas e pelo menos 2,8 mil edifícios derrubados

Prédio com dez apartamentos e cinco andares desabou – Foto: Reprodução Twitter/Jauri Belmonte/Divulgação

Uma gravação mostra um prédio desabando nesta segunda-feira, 6, na Turquia por conta dos terremotos que atingiram o país euro-asiático, além de outras regiões. Até então fora contabilizado pelo menos 2.834 edifícios derrubados e mais de 2 mil mortos.

O edifício tem cinco andares e pelo menos dez apartamentos. O vídeo foi veiculado pela Urfa TV, meio de comunicação turco. Um segundo vídeo mostra os moradores desesperados com a queda do prédio e fugindo.

Até então, pelo menos 2.300 pessoas foram vítimas dos tremores. Segundo a AFAD (Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências) da Turquia, os tremores deixaram neste país 1.498 mortos e ao menos 8.533 feridos.

Os tremores também atingiram a Síria e foram sentidos no Líbano em Israel. Os tremores do terremoto foram sentidos até na Groenlândia, de acordo com o Instituto Geológico Dinamarquês.

Foram dois terremotos: o primeiro tremor foi sentido às 4h17 (22h17 de domingo, no horário de Brasília) e ocorreu a uma profundidade de 17,9 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O segundo foi registrado às 7h24. O tremor secundário teve magnitude de 7,5 atingiu o sul da Turquia, horas após o terremoto original. Relatórios dizem que foi sentido mais uma vez na Síria e também no Curdistão iraquiano.

Na Síria, os Capacetes Brancos, que operam nas áreas controladas pelos rebeldes, registraram pelo menos 380 mortos e mais de mil feridos nesses setores.

O epicentro foi localizado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria.

É muito provável que o saldo aumente rapidamente, levando-se em conta o número de prédios desabados nas cidades mais afetadas, como Adana, Gaziantep, Sanliurfa e Diayarbakir, no sudeste da Turquia.

Devido ao horário do terremoto, de madrugada, a maioria das pessoas estava dormindo em suas casas.

“Minha irmã e seus três filhos estão sob os escombros. Também seu marido, seu sogro e sua sogra. Sete membros da nossa família estão sob os escombros”, disse à AFP Muhittin Orakci, ao testemunhar as operações de resgate em frente a um prédio em ruínas em Diyarbakir.

“A irmã dele ainda está sob os escombros”, disse uma mulher, apontando para outra vítima inconsolável na mesma cidade.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

*Com informações da AFP