Geral

VÍDEO: Prefeito usa sirene de ambulância para alertar população sobre enchente

Cidade de Rio do Oeste registrou uma morte por enchente e região central seguia alagada nesta sexta-feira (6)

Foto: Reprodução Redes Sociais

O prefeito da cidade de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, usou uma forma diferente de avisar a população sobre a enchente que estava por vir, na madrugada dessa quinta-feira, 5. Na tarde anterior, uma pessoa morreu na cidade devido à chuva que cai desde terça-feira (3).

Em plena madrugada, sirenes de ambulâncias e viaturas policiais foram usadas para despertar a área central da cidade, que horas depois ficou totalmente alagada e assim segue desde então.

Foto: Divulgação PMRO

A informação foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil Municipal, Josnei Moser, que revela que a ideia foi do subtenente da Polícia Militar de Rio do Oeste, que também prestou apoio na força-tarefa de acordar a cidade, em plena 01h da madrugada.

O prefeito Arnildo Ferrari e também outras autoridades, como membros da Defesa Civil, usaram sirenes e buzinas de forma contínua em todo o Centro da cidade por alguns minutos, para acordar a população, que levantou móveis, mercadorias e deixou moradias em áreas alagáveis.

“A gente não tinha o que fazer, o pessoal estava descansando, sabendo que ia ter trabalho nos próximos dias. E acabou que a gente não tinha como bater de porta em porta. (…) A ordem é que iríamos fazer barulho e a princípio, chamamos a polícia pra tentar fazer isso com a sirene deles, mas o subtenente deu a ideia de usar a ambulância da rede municipal de Saúde. E aí o prefeito pegou a ambulância e saiu para acordar todo mundo”, comenta o chefe da Defesa Civil.

Assista ao vídeo feito por uma moradora

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

‘Foi um tsunami’

De acordo com Josnei, na maior parte das inundações pelas quais Rio do Oeste já passou, o volume de água era oriundo do rio Itajaí do Oeste, principal rio que corta a cidade. Mas, desta vez, um afluente surpreendeu e causou uma enchente.

“Nós temos um afluente do rio Itajaí, que é o Rio das Pombas, que vem de Pouso Redondo. E como todo o Alto Vale recebeu uma carga muito alta de água, e essa água que caiu em Pouso Redondo, ela acabou vindo sem barramento nenhum. Nós não temos um dique, não tem uma barragem, não tem nada que faz essa contenção. Então ela chega toda no município e chegou no horário de madrugada. Foi um tsunami, chegou tudo numa vez só”, relembra.

Atualmente, Rio do Oeste está com um abrigo aberto na Escola Fortunato Tarnowski. Equipes da Assistência Social do município auxiliam no transporte da mudança de móveis e pertences para esta estrutura.

Cerca de 51 famílias estão no abrigo, mas o número de desalojados pode ser maior, já que muitos moradores foram para a casa de familiares, sem comunicar as autoridades. O nível do rio Itajaí do Oeste está em 10,84 metros na cidade, por volta das 08h30 desta sexta-feira (6) e apresenta estabilidade.

O município está parcialmente isolado, pois há pontos de alagamento na SC-350, impedindo acesso ao centro da cidade por carros de passeio. Para se chegar a Rio do Oeste no momento, é preciso usar estradas de terra pela zona rural de Pouso Redondo e Trombudo Central.

A prefeitura da cidade já encaminhou decreto de situação de emergência, conforme Josnei Moser. Contudo, a parte burocrática é a principal barreira a ser vencida a partir de agora, segundo o responsável pela Defesa Civil local.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+