Geral

Violência contra a mulher é tema de palestra em Orleans

Evento será realizado no Centro de Vivências do Unibave na próxima segunda-feira (6).

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (6), às 19h, no Centro de Eventos do Unibave, o delegado Ulisses Gabriel fará uma palestra com o tema “Violência contra a mulher. Mais do que covardia, um crime”. Diante do aumento da violência no Brasil, e a preocupação com a segurança pública levaram à discussão do tema. O assunto tem levado a debates para a construção de políticas públicas.

Presidente licenciado da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Santa Catarina – Adepol, o delegado Ulisses Gabriel, aborda “alternativas à Lei Maria da Penha frente ao aumento da violência”. Conforme o delegado, ao longo da década de 90, por exemplo, cresceu significativamente o acesso aos equipamentos e aos serviços privados de proteção.

“O recurso a esse modelo se deve, entre outras razões, a constatação do fracasso ou da insuficiência dos meios empregados pelo Estado no enfrentamento do controle da criminalidade. O Brasil tem 3% da população mundial e 13% dos assassinatos”, observa o presidente da Adepol.

Entre os anos de 2001 a 2011, os registros de crimes contra as mulheres aumentaram significativamente. “Com relação aos assassinatos, de homens cresceu 8,1%, já de mulheres foi 17,2%. Aqui ocorrem 2,4 vezes mais homicídios de mulheres que a média mundial. A violência doméstica, em todas suas formas, também cresceu e, nesse caso, na maioria dos casos o agressor é o parceiro”, relata Ulisses.

Para combater esta realidade, a Associação dos Delegados desenvolveu uma campanha Estadual, intitulada “Nós entendemos sua dor”, estimulando as mulheres a denunciarem os casos de violência. “A campanha da fraternidade deste ano também aborda este tema, o que fortifica ainda mais as denúncias”, pontua.

A entrada é gratuita e inscrições poderão ser realizadas no local da palestra.

Colaboração: Daniel Librelato Massuco

Notícias Relacionadas

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.

Prefeito de Joinville aponta caminhos para o crescimento da região Sul

Segundo Udo Döhler, em palestra na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC, gestão pública eficiente, planejamento e união são as principais diretrizes.