Geral

Violências física e psicológica são as mais comuns contra as mulheres

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social – Suas indicam que as violências física e a psicológica são as mais comuns entre mulheres que procuram atendimento na rede de assistência social de Santa Catarina.

Conforme o documento, do total de 87 Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas, 84 atenderam situações de violência física contra mulheres adultas. Foram registrados 84 casos de violência física ou psicológica, 65 de abuso sexual; 45 de exploração sexual, entre outros.

“Quando a violação de direitos ocorre, a equipe do serviço de proteção social básica atende a mulher e sua família, e se for o caso encaminha para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social”, explica a diretora de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST, Camila Magalhães Nelsis.

Ainda segundo o Censo Suas, em 123 Centros de Referência de Assistência Social – Cras a violência contra as mulheres foi identificada como uma das situações mais frequentes. As informações constam no Censo Suas de 2014, pois a previsão é de que o levantamento do ano passado seja divulgado em abril deste ano.

Na assistência social, as mulheres vítimas de violência são atendidas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas. Santa Catarina possui 88 Creas em 83 municípios. No Creas é feito o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – Paefi, que orienta e apoia famílias com em situação de ameaça e violação de direitos.

O Creas atende a população de rua, adolescentes em medidas socioeducativas, crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil, vítimas de violência sexual, física, psicológica e maus tratos, idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Para os municípios que não possuem Creas, conforme o site Notisul, as mulheres podem ser atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras. No estado, há 360 Cras em 285 municípios.