Saúde

Pacientes da Casa de Saúde do Rio Maina passam por triagem e são realocados

Os 62 internos estão passando por atendimentos de triagem por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Casa de Saúde do Rio Maina hospital psiquiátrico

Foto: Jhulian Pereira / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura de Criciúma para que os internos do Instituto de Saúde e Educação Vida – Isev, Casa de Saúde do Rio Maina, continuem sendo atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Os 62 pacientes que estavam internados no hospital psiquiátrico, via SUS, já estão passando por triagem e estão sendo realocados para os seus respectivos destinos.

Alguns estão recebendo alta, outros sendo encaminhados para os Centro de Atenção Psicossocial – Caps, atendimento ambulatorial da rede, e aqueles que ainda não podem voltar para suas casas, serão internados em outras instituições.

Desde que foi comprado pelo Isev, em 2014, a Secretaria Municipal de Saúde assinou um contrato de prestação de serviços, para que os pacientes atendidos via Sistema Único de Saúde – SUS pudessem ficar alocados na instituição. Atualmente, os recursos que mantem o funcionamento do hospital psiquiátrico são oriundos do Governo Federal.

No dia 9 de junho, a 2ª Vara da Fazenda da Comarca de Criciúma, através do juiz Pedro Aujor Furtado Júnior, proferiu sentença interlocutória, onde reconhece que o Governo Municipal de Criciúma não possui qualquer dívida com o instituto e determina que não sejam feitas novas internações, o prazo vai até o dia 22 de junho.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Francielle Lazzarin Gava, a partir do momento da definição que a Casa de Saúde não receberia novos pacientes do SUS, foi iniciada a procura por outras instituições. “Tentamos fazer algumas negociações, mas não houve interesse por parte do ISEV em fazer novo contrato com os valores ofertados pelo SUS. Hoje a Casa de Saúde não é mais um prestador de serviços da prefeitura, por isso a nossa procura para realocar 100% das pessoas com o maior respeito e nas condições que todos merecem”, comenta Francielle.

A instituição do Rio Maina era o único hospital psiquiátrico que atendia pelo SUS na região, possui mais de 100 leitos, sendo que, aproximadamente 60% destes, eram pacientes do Sistema Único de Saúde. A partir de agora, a Casa de Saúde do Rio Maina realizará apenas atendimentos particulares.

Colaboração: Milena dos Santos / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Reunião entre Isev e Sindisaúde termina sem definição quanto à rescisão do contrato dos trabalhadores

ISEV demite 43 trabalhadores na Casa de Saúde do Rio Maina, em Criciúma

Funcionários do Hospital Psiquiátrico deflagram greve, em Criciúma

Paralisação das atividades iniciou às 18 horas dessa quinta-feira (11) e segue por tempo indeterminado.

Hospital Psiquiátrico do Rio Maina na pauta da reunião dos secretários da Saúde da região