Tecnologia

Startup Weekend Tubarão acontece neste fim de semana na Unisul

Durante 54 horas, eles desenvolverão empresas e marcas, criam aplicativos, sites e páginas, aplicam questionamentos e estudarão a viabilidade do negócio.

Foto: Yasmin Passos

Um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo, o Startup Weekend acontece neste fim de semana em Tubarão, pela primeira vez. De 28 a 30, no UniParque/Unisul, participantes terão como objetivo criar startups focadas na identificação de um nicho e dos problemas reais do mercado. Durante 54 horas, eles desenvolverão empresas e marcas, criam aplicativos, sites e páginas, aplicam questionamentos e estudarão a viabilidade do negócio.

O objetivo é que em 54 horas de programação os participantes compartilhem ideias, formem equipes e lancem startups. Trata-se também de uma oportunidade única para tirar uma ideia do papel, conhecer novos parceiros e iniciar um negócio.

A programação terá início no dia 28, às 18h com credenciamento, em seguida tem a apresentação dos mentores, jurados, facilitadores e organizadores. O local da abertura e credenciamento será no auditório 211, do bloco Pedagógico, na Unisul. Após, os participantes terão um minuto para vender seu peixe -depois desta etapa – os escolhidos formarão suas equipes. E os trabalhos começarão, terminando somente no domingo, com a apresentação dos negócios. O evento acontecerá no UniParque, no segundo andar do Shopping Unisul.

Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC do SEBRAE Santa Catarina e um dos coordenadores do evento, explica que os grupos (12 no total) recebem orientação de 11 mentores que acompanharam os processos de validação e desenvolvimento de ideias. O objetivo do Startup Weekend é oportunizar aos participantes, a compreensão de todo o caminho entre uma ideia de negócio, até a execução final do projeto. Para isso, eles contarão com a ajuda de especialistas em design, desenvolvimento, marketing e administração.
Souza complementou que o foco principal do Startup Weekend é a educação empreendedora, ou seja, capacitar para a criação de um negócio digital, como aplicativo, site, entre outros.

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 700 cidades ao redor do mundo. A edição de Tubarão tem como patrocinadores o SEBRAE/SC, Unisul, SENAC, IFSC, FIESC/SENAI, Trier Sistemas, Coffee Shop, Lure Digital, Hotel Sandrini, Pipz Automation, Softplan, Scaliot, Darwin Starter, Foressee, Pague Velox. Apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Tubarão- ACIT, CDL, Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão-AJET e Aleká.

Um dado importante do evento é que suas edições são compostas 100% por voluntários, onde desde os organizadores até o pessoal de staff, mentores, palestrantes, trabalham durante o evento pela causa da disseminação do empreendedorismo.

Para auxiliar os participantes durante as atividades, o Startup Weekend Tubarão terá a presença de mentores vindos de diversas áreas de atuação, entre eles: Marcela Viegas (CEO na Smarket Solutions), Rodrigo Silva (UX Designer na Meus Pedidos), Guido Bretzke (CEO da PIP), Denilson Agostinho (CEO da Disruptiva), Gélio Júnior (Co-founder na Simples Dental), Joelson de Abreu (CEO na Fllag Projetos Tecnológicos), Eduardo Varella (Cofundador e CTO da ConnectFOOD).

O evento encerra-se domingo com a apresentação dos trabalhos e a divulgação dos melhores da edição do Startup Weekend Tubarão.

Serviço:

Local: UniParque/ Unisul 2 andar Shopping Unisul – Tubarão
Data: 28 a 30 de abril de 2017 (começa na sexta-feira, 28 de abril às 18h e vai até domingo, 30 de abril às 19h)
Abertura e credenciamento auditório 211, do bloco pedagógico da Unisul.
Site Oficial: http://bit.ly/swtubarao
Facebook: https://www.facebook.com/swtubarao

 

Mylene Salgado – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Alunos do Curso Veterinária da Unisul visitam Associação de Apicultores de Orleans

As unidades de extração da Associação de Apicultores de Orleans - AAPICOR estão entre as melhores e mais bem equipadas do Sul do Brasil.