Poder Executivo

Produtores de leite se reúnem em Lauro Müller e discutem ações para 2017

O encontro organizado pela Epagri serviu para apresentação dos trabalhos que serão realizados no município.

Foto: Divulgação

Uma reunião nessa quinta-feira (6), no auditório do Paço Municipal, contou com a participação de mais de 50 agricultores do município de Lauro Müller, ligados à produção de leite. O encontro organizado pela Epagri serviu para apresentação dos trabalhos que serão realizados no município.

Além dos agricultores, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Lauro Müller, Pedro Barp Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Paulo Benedet, e o secretário de Agricultura, Acione de Andrade Izidoro.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos da equipe no município e a programação para o ano de 2017, onde está previsto além desta reunião, oficinas sobre ordenha higiênica, reuniões técnicas sobre implantação e melhoria de pastagens, oficina de jardinagem e paisagismo e palestra sobre autoconsumo.

Foram apresentados também dados do IBGE, onde Lauro Müller foi o município da região carbonífera que mais melhorou a produtividade por vaca e o volume total de leite produzido entre os anos de 2004 a 2015. Em 2004, o município produzia 1.495.000 litros anuais e em 2015 produziu 6.575.000 litros, um aumento de 340%. Em 2004, Lauro Müller era o sexto produtor da Amrec e em 2015 passou para o segundo colocado, perdendo apenas para Orleans, que teve uma produção de 14.653.000 litros anuais.

Foto: Divulgação

Segundo o Técnico da Epagri, Paulo César Freiberger, com apoio da Epagri, no município de Lauro Müller, 55% produtores de leite investiram na humanização do trabalho da família através de melhoria de equipamentos e instalações, 53% propriedades leite possuem aproveitamento de dejetos dos animais e 40% das propriedades implantaram o piqueteamento das pastagens. Além da formação de diversos grupos de máquinas e o apoio na implantação de pequenas agroindústrias.

Na reunião também foi explanado sobre os programas de Governo do Estado de SC, como o Programa Terra boa, que subsidia os programas de calcário direto ao produtor, Kit Forrageira e sementes de milho.

Colaboração: Epagri de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Cresce procura por implementos agrícolas na Auriverde de Lauro Müller

Distribuidores de adubo, ureia e sementes têm sido buscados para o plantio de milho e outras culturas neste fim de ano, na unidade da cooperativa.

Serra do Corvo Branco é liberada após caminhão bloquear trânsito

O motorista aguardava socorro desde às 2 horas, quando somente por volta de 16h30min, a carga foi transferida para outro caminhão.

Em Santa Catarina, não há registro oficial de morte de animais por inanição

Com os estoques de ração acabando, a partir de hoje, a demanda do setor do agronegócio é por milho e farelo de soja.