Poder Executivo

Pioneiro em SC, Lauro Müller forma estudantes no Programa Defesa Civil nas Escolas

Durante solenidade de formatura, o Governo Municipal foi convidado a apresentar a experiência de sucesso no II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil.

Pioneiro em SC, Lauro Müller forma estudantes no Programa Defesa Civil nas Escolas

Fotos: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O Município de Lauro Müller escreveu, nesta quarta-feira (28), seu nome na história da Defesa Civil de Santa Catarina e também do Brasil. Isso foi possível graças ao encerramento de um importante ciclo, por meio da formatura do Programa Defesa Civil na Escola, com a participação de 127 alunos do 7º ano da rede municipal de ensino.

O Estado foi o pioneiro no país e Lauro Müller foi o primeiro município a abraçar esta causa. A cerimônia de formatura foi realizada no salão de festas da igreja matriz e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais. Entre elas, o prefeito Valdir Fontanella e o vice Pedro Barp Rodrigues, o coordenador da Defesa Civil no município, José Geraldo da Conceição, a secretaria municipal de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella, o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e a gerente de pesquisa da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Regina Panceri.

Participaram da solenidade, alunos e professores das Escolas Municipais Hilário Pescador, do bairro Sumaré, Ligia Chaves Cabral, do Itanema, José Heleodoro Barreto Junior, do Arizona, e Emilia Mamede Soares, do Barro Branco. Na oportunidade, o Município foi convidado a apresentar esta experiência de sucesso durante o II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, que abordará a importância das políticas públicas na redução de riscos e desastres, nos dias 13 e 14 de março, em Florianópolis.

O evento reunirá 1,5 mil participantes do Brasil e de outros países. Dessa forma, Lauro Müller se tornará modelo no mundo todo. “O nosso município teve a satisfação e a oportunidade de ser o pioneiro. Recebemos nesta noite o convite e o prefeito já deu o aval. Então, nós realmente estaremos presentes no Seminário Internacional apresentando com muito orgulho o nosso projeto”, adiantou a secretária de Educação.

Pioneiro em SC, Lauro Müller forma estudantes no Programa Defesa Civil nas Escolas

Foto: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Durante a formatura, o coordenador regional Rosinei da Silveira ressaltou o número de estudantes abrangidos, considerado bastante significativo.

“Estou muito feliz com este momento. Sou um dos autores deste programa em Santa Catarina, participei da estruturação desde o início e Lauro Müller foi a primeira cidade a abraçá-lo. O Governo do Município percebeu a importância de passar os ensinamentos de Defesa Civil também para a população. Estamos iniciando pela escola e foi um número bastante expressivo, com 127 estudantes, 26 professores e quatro coordenadores pedagógicos”.

A gerente de pesquisa da Secretaria de Estado da Defesa Civil, por sua vez, enalteceu a importância deste trabalho. “Por meio dele, torna possível que o Município, e o Estado, consequentemente, tenham uma mudança de mentalidade, de cultura e de comportamento da população. Investimentos na área de educação, voltado às crianças e aos adolescentes, é o que vai realmente modificar um contexto, uma vez que temos muitos eventos adversos, que continuarão ocorrendo. Trabalhar na prevenção e na preparação, com certeza, fará muita diferença. Para a Secretaria de Estado da Defesa Civil, é um orgulho muito grande participar de uma solenidade como esta e verificar o protagonismo do Município”, afirmou Regina.

Pioneiro em SC, Lauro Müller forma estudantes no Programa Defesa Civil nas Escolas

Foto: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O chefe do Executivo, Valdir Fontanella, explicou o motivo que o levou a buscar a capacitação. “Na primeira semana de nosso governo, nos deparamos com uma situação bastante difícil após sermos atingidos por uma forte enxurrada. Ficamos sem energia elétrica e dezenas de casas alagadas. Um cenário muito triste. Percebemos então a necessidade de buscar uma ferramenta que pudéssemos preparar melhor nossa gente para enfrentar estes problemas. Foi então que surgiu a ideia de se trazer a Defesa civil para as escolas”, relembrou.

Segundo ele, os resultados obtidos com a formação irão beneficiar não somente os envolvidos, mas a toda população lauromüllense. “O ensinamento que estes alunos receberam, certamente, será levado consigo para toda a vida. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de como reagir em situações de risco e catástrofes. Consideramos isso uma formação de qualidade, de modo a estarem mais preparados para enfrentarem os percalços da vida. Estamos capacitando nossos adolescentes para um futuro melhor, para tornarem-se mais comprometidos com a sociedade num todo”, reforçou.

Lauro Müller será referência também na criação do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil, que será instituído em março de 2018. “Nosso projeto também tem como objetivo incluir no âmbito escolar este núcleo, multiplicando o aprendizado com treinamentos práticos, simulados e parceria com diversas instituições, tais como Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícias e Secretaria de Saúde, para que possamos construir conhecimento efetivo de Defesa Civil para o grupo de crianças e adolescentes”, explicou Rosinei.

[soliloquy id=”250428″]

Notícias Relacionadas

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.