Trânsito

Cocal do Sul espera consolidar mais um acesso a Criciúma

Foto: Divulgação / Clicatribuna

A Prefeitura de Cocal do Sul espera concluir até o início de abril o projeto de pavimentação da Estraga Geral Linha Cabral, que liga a SC-442, pavimentada recentemente pelo Governo do Estado, ao Anel de Contorno Viário, em Criciúma. Depois de pronto, o projeto será entregue ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, para a obtenção de um empréstimo de R$ 5 milhões para investimentos.

O financiamento já foi pré-aprovado pelo BRDE e recebeu o aval unânime dos vereadores de Cocal do Sul. “Estamos fazendo todos os projetos e creio que dentro de 30 dias nós apresentaremos ao BRDE”, projeta o prefeito, Ademir Magagnin (PP).

O objetivo do município é consolidar mais um acesso a Criciúma, aliviando o trânsito na SC-108, rodovia que corta o município na área central e que está frequentemente congestionada. Do lado fumacense, o comerciante Valdecir Antônio Bortolatto aguarda há anos a pavimentação do trecho. “Tem muita poeira. Toda hora eu preciso passar um pano no balcão. Se for asfaltado, vai melhorar muito”, avalia o proprietário de uma mercearia na Linha Cabral.

Projeto completo

Além do asfalto, o projeto prevê drenagem pluvial, passeios com acessibilidade e sinalização viária. Além de desafogar o trânsito na SC-108, o Município de Cocal do Sul espera economizar com o patrolamento periódico da estrada e o recapeamento com saibro, que é programado para cada seis meses. A jazida do material fica a 14 quilômetros da estrada e o material costuma ser transportado por caminhões.

“Ainda não será possível pavimentar todo o trecho até Criciúma, porque os dois quilômetros finais ficam em Morro da Fumaça e Criciúma. Mas acredito que, com os outros prefeitos, depois vamos conseguir concluir a pavimentação”, prevê o prefeito de Cocal.

Os recursos para asfaltar o trecho sul-cocalense serão provenientes do programa federal Avançar Cidades, lançado no ano passado pelo Ministério das Cidades, e utiliza dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. A contrapartida do município é de 5% do valor do investimento. Para o financiamento, há uma carência de até quatro anos, e até 20 anos para amortização, com juros de 6% ao ano.

Com informações de Renan Medeiros / Clicatribuna

Notícias Relacionadas

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Homem fica preso nas ferragens após acidente com dois veículos na SC-108, em Criciúma

A colisão ocorreu entre dois veículos no Bairro São Simão por volta das 15h20 desta quarta-feira (11)

Cinco ficam feridos após colisão frontal na SC-108, em Cocal do Sul; VEJA VÍDEO

Entre as vítimas, uma criança que estava na cadeirinha em um dos carros. Rodovia está parcialmente interditada em função do resgate pelas equipes de socorro.

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.