Geral

Rios estão em estado de emergência em duas cidades

Cidade de Braço do Norte vista

Foto: Divulgação

Para este mês, o volume de chuva esperado em Santa Catarina era de 100 milímetros. No entanto, ele tem sido irregular e abaixo da média, o que gerou situação de emergência e alerta a 12 rios em cidades catarinenses, por conta da estiagem. Braço do Norte e São Martinho estão em estado de emergência.

A princípio, a estiagem não prejudicou Tubarão, e o risco de falta de água é praticamente inexistente, segundo a Tubarão Saneamento. “Porém, a incerteza na duração do período de estiagem pode acarretar a diminuição do recurso disponível para tratamento”, diz a concessionária, em nota.

Já para Braço do Norte e São Martinho, a orientação é que a população economize água, usando apenas o necessário para as atividades diárias, até que os níveis dos rios voltem ao normal.

De acordo com o técnico em hidrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Guilherme Miranda, a tendência é que a situação se agrave, pois ainda não há previsão de chuva significativa para os próximos dias.

Conforme o aviso hidrológico da Epagri/Ciram emitido ontem, há 12 rios em situação de emergência, e há um alerta por conta da estiagem no Estado. De acordo com o órgão, as cidades com rios em estado de emergência são José Boiteux, São João Batista, São Martinho, Braço do Norte e Concórdia.

Em alerta, estão rios das cidades de Forquilhinha, Canoinhas, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.

Em nota, a Tubarão Saneamento comunica que, “com os investimentos realizados no sistema de captação e distribuição, a concessionária está preparada para garantir o tratamento e a distribuição de água aos usuários, sendo que o risco de falta de água é praticamente inexistente”.

Além disso, a concessionária reforça a importância de os municípios preservarem as margens do rio, diminuindo a poluição, assim como a população, com a utilização dos recursos hídricos de forma consciente. “A cidade de Tubarão não enfrenta, desde novembro de 2013, problemas com a falta de água, como ocorria em anos anteriores, exceto em manutenções pontuais para a realização dos trabalhos corretivos”, acrescenta.

Dicas de uso consciente

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar;
  • A água do tanque ou da máquina pode ser reutilizada;
  • Use a vassoura, e não a mangueira, para retirar a sujeira;
  • Lave o carro usando balde;
  • Reduza o tempo do banho e da torneira aberta;
  • Verifique se há torneiras pingando, vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna;
  • Se observar vazamento de água na rua, avise a Tubarão Saneamento imediatamente.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.