Geral

Guarda Municipal anuncia estado de greve em Laguna

Uma das pautas é o reajuste salarial da corporação, que está com o mesmo vencimento há dez anos. Prefeito ainda não se posicionou

Foto: Divulgação / Notisul

Reajuste salarial, revogação de decreto e pagamento de horas extras, além de uma série de outras pautas solicitadas pela Guarda Municipal de Laguna – GML consta em um ofício entregue ontem à tarde nas mãos do prefeito Mauro Vargas Candemil, que ainda não se manifestou sobre a crise instalada na corporação, que atua na cidade com 13 profissionais se dividindo em vários turnos e nos fins de semana. Diferente da Guarda de Tubarão, a da Terra de Anita ainda não usa armas e, segundo um servidor, os riscos são constantes. Mas o foco nesta semana é que os nove pedidos protocolados por meio do documento assinado pela presidência do sindicato da categoria sejam atendidos.

O estado de greve foi comunicado ao chefe do Executivo lagunense, que lamenta a situação gerada e a crise instalada na corporação de segurança subordina à municipalidade.

Com um salário base de R$ 1.196,93, o mesmo que há dez anos, quando foi instalada a Guarda, este é o principal anseio do grupo. “Também temos famílias e passamos por dificuldades financeiras. Nada foi feito neste ano. Precisamos é desenvolver, como ocorre em outras cidades, e isto não é alcançado aqui. Estou há seis anos na GML, e a Administração não quer dar o que é nosso por lei e, em contrapartida, cria cargos comissionados. Guarda tem filho, guarda precisa pagar conta, comer… Nossa situação é delicada, infelizmente algumas (quase a maioria) das pessoas são carentes de informação e vão contra a GML, mas não sabem que queremos servi-las. Atuamos em prol do povo e não da prefeitura”, detalha o guarda municipal Matheus Peixoto Philippi.

Quais são as reivindicações?

1ª Pagamento de jornada extraordinária realizada, assim considerada todo o horário além da jornada 24×72;
2ª Renovação dos coletes balísticos já vencidos;
3ª Entrega de novos uniformes, que ainda não ocorreu, apesar de já ter sido assinado contrato com o fornecedor vencedor da licitação e já terem sido adquiridos novos uniformes para monitores do estacionamento rotativo e Corpo de Bombeiros;
4ª Revogação de Decreto Municipal que tenta substituir o Estatuto da Guarda Municipal;
5ª Remessa à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que institui o Estatuto da Guarda Municipal de Laguna;
6ª Realização de audiência pública para discussão do armamento da guarda municipal;
7ª Utilização de 35% das receitas com multas de trânsito com a estrutura da GML e não mais com despesas diversas, nem mesmo com sinalização de trânsito;
8ª Revisão salarial de toda a categoria;
9ª Respeito ao cálculo do valor da hora de trabalho com divisor 200 e não 220, pois todos foram admitidos em concurso para 40 horas semanais.

O que diz o prefeito?

O gestor público disse que precisará consultar sua equipe financeira e da Procuradoria-Geral para, aí sim, poder se manifestar visando um entendimento com a categoria. “Depois daremos o encaminhamento necessário”, resume Mauro. O prefeito ainda relacionou a questão da reativação do sistema de estacionamento rotativo, que estava acordado que os motoristas infratores seriam notificados pelos guardas municipais. “Agora iremos acionar o apoio da Polícia Militar, que também é de competência deles, e tenho certeza que o tenente-coronel Jefer (Francisco Fernandes, comandante do 28º Batalhão, com sede em Laguna) será parceiro nosso. Notamos que agora há vagas disponíveis e quem usava os espaços eram lojistas e funcionários”, conclui.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

TST decide julgar dissídio da greve dos trabalhadores dos Correios

Julgamento ainda não tem data marcada pelo tribunal

Postos já registram falta de gasolina e diesel, em Orleans e Lauro Müller

Funcionários de hospital de Nova Veneza entram em greve por pagamento de salários

Segundo sindicato, apenas atendimento de emergência é realizado. Hospital deve R$ 70 mil da folha de pagamento de junho, conforme entidade.

Empresários e agricultores aderem ao movimento de caminhoneiros no Sul; VEJA VÍDEO

Tratores foram colocados juntos aos trechos de interdição em Jaguaruna e Imbituba. Apenas veículos leves passam pelos bloqueios, como carros e ônibus.