Geral

Mais qualidade nos alertas meteorológicos em Santa Catarina

No total foram investidos no equipamento cerca de R$ 1 milhão de reais.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC iniciou na manhã deste terça-feira (09), na sede do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd em Florianópolis, a instalação da antena para captação de imagens do satélite GOES-16 (Geostationary Operational Environmental Satélite). O equipamento traz um avanço para o monitoramento meteorológico em Santa Catarina. As imagens do satélite GOES-16 vão permitir que os meteorologistas façam um acompanhamento mais apurado da formação, desenvolvimento e enfraquecimento das tempestades. O equipamento vai resultar em imagens mais apuradas e frequentes de toda a América do Sul.

O GOES-16 é o satélite meteorológico mais avançado que a NOAA já desenvolveu. Ele é o primeiro de uma série de quatro satélites geoestacionários da nova geração. Esta nova geração de satélites fornece imagens das nuvens mais nítidas e definidas. O GOES-16 fará a varredura da Terra até cinco vezes mais rápido do que os atuais satélites geoestacionários, com duas vezes melhor resolução e mais funcionalidades.

“Somente com o sistema de recepção próprio é possível obter as imagens com resolução plena dos 16 canais disponíveis em tempo real”, explicou o gerente de alertas da SDC, Frederico Rudorff. Segundo ele, será um ganho tecnológico significativo, que junto com os radares meteorológicos já instalados, as estações de superfície e os modelos meteorológicos de alta resolução, irá melhorar a qualidade da previsão de curtíssimo prazo e emissão de alertas para a população.

Já o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, destacou que este é o primeiro sistema de recepção instalado no Brasil. “Santa Catarina está mais uma vez saindo na frente. Nosso Estado está localizado em uma área considerada como a segunda mais vulnerável em relação a formação de tempestades severas no mundo, perdendo apenas para o corredor de tornados nos Estados Unidos da América”, comentou. De acordo com João Batista, o objetivo principal e fundamental de todo o investimento é tornar o Estado mais preparado para as situações de desastre.

Foto: Divulgação

Colaboração: Comunicação Jornalista Simone Costa

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Resultados da recuperação das áreas degradadas pelo carvão são apresentados à comunidade

Documento apresentado anualmente ao Ministério Público Federal - MPF, à Justiça Federal e à sociedade foi discutido no Auditório da Satc.

Pista da BR-101 em Tubarão é bloqueada para monitoramento no Morro do Formigão

A ação exige o bloqueio 24 horas de uma das faixas da pista sentido Florianópolis e deve seguir assim enquanto perdurar o período de chuva

Assaltantes de banco são presos com a ajuda da Rede de Vizinhos em São Martinho

Após sete horas de monitoramento, cinco criminosos foram presos ao tentarem arrombar caixa eletrônico de agência no centro da cidade.