Geral

Joares Ponticelli toma posse como presidente da Fecam

É a segunda vez que um prefeito da Cidade Azul assume o cargo na história.

Foto: Divulgação

O prefeito Joares Ponticelli tomou posse nesta terça-feira (15) como presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), para o biênio 2019-2020, em solenidade realizada no auditório Milton Fett da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), e que contou com a presença de diversas autoridades estaduais e nacionais.

É a segunda vez que um prefeito da Cidade Azul assume o cargo na história, uma vez que no início dos anos 90 o então prefeito Estêner Soratto da Silva ocupou o posto.

Joares Ponticelli é o 48º prefeito a presidir a federação, que representa os 295 municípios catarinenses. O prefeito de Tubarão assume com a missão de manter a defesa por um novo Pacto Federativo, identificar e disseminar as boas práticas municipais e focar no fortalecimento das 21 Associações de Municípios no processo de desenvolvimento do estado.

Antes da posse, os presentes assistiram à palestra “Cenários 2019: a política e a economia no radar de Santa Catarina”, ministrada pelo doutor em economia e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas Samuel de Abreu Pessôa.

Como primeiro ato, Joares assinou termo de cooperação para troca de informações econômicas e sociais entre a Fecam e a Fiesc, representada por seu presidente Mário Cézar de Aguiar. O novo presidente enfatizou ainda a questão do Pacto Federativo no país: “Ao longo destes 38 anos cada presidente tem feito a sua parte, mas eu sou um homem de sorte pois assumo a presidência no início de novos mandatos na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, no Governo Federal e no Governo do Estado. O presidente da República falou muito na campanha por meio do slogan ‘Menos Brasília e Mais Brasil’ – ele dava um sinal de que pretende mudar um pouco esse Pacto Federativo falido que temos no nosso país. Estou muito confiante de que vamos produzir uma pauta boa junto a todas as esferas do governo. Vamos trabalhar muito a favor do municipalismo catarinense”, concluiu Joares.

A chapa empossada é ainda formada pelo prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI), Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá (AMUNESC), Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga (AMEOSC), Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode (AMMVI), Ércio Kriek, como 1º secretário e o prefeito de Mafra (AMPLANORTE), Wellington Roberto Bielecki, como 2º secretário.

O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam uma diretoria pluripartidária e contemplam todas as regiões do estado.

Com informações do site do Município de Tubarão

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governador e presidente da Fecam debatem estratégias para combate à pandemia

O Governo do Estado se comprometeu a apresentar aos prefeitos, nos próximos dias, uma ferramenta que analisa a situação da pandemia de maneira regionalizada, o que ajudará na tomada e compartilhamento de decisões dos entes públicos.

Coronavírus em SC: Governo e nova diretoria da Fecam alinham ações para o desenvolvimento de Santa Catarina

O encontro aconteceu de maneira virtual e serviu para ampliar o diálogo entre o Executivo estadual e os representantes dos 295 municípios catarinenses.

Novo Presidente da CDL Orleans toma posse oficialmente

Muriel Silvério é o novo representante dos lojistas na cidade

Novos conselheiros tutelares de Criciúma tomam posse no dia 10 de janeiro de 2020

Profissionais foram eleitos neste domingo (6), em processo eleitoral realizado no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi