Geral

Unibave lança Graduação Z focada nos jovens nascidos entre 1996 e 2010

O novo modelo de ensino tem foco nas necessidades e características dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho.

Divulgação

O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave lançou nesta quinta-feira (5) um novo modelo de ensino de graduação que será implantado já para os ingressantes do primeiro semestre de 2020. A Graduação Z vem para atender as necessidades dos jovens nascidos entre 1996 e 2010, levando em conta as características de uma geração hipercognitiva, capaz de viver múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo.

Com a mudança de comportamento da nova geração, a transmissão de conhecimento também precisa se adaptar e é isso que o Unibave fará a partir de 2020. O projeto é fruto de uma extensa discussão que vem sendo realizada na instituição para projetar as melhores estratégias e um currículo moderno para educação desses jovens. Todo o projeto pedagógico da instituição foi reformulado levando em consideração as diretrizes básicas e de diferenciais, prezando pela identidade comunitária, excelência e qualidade do ensino, protagonismo do estudante, flexibilidade curricular, empreendedorismo e inovação.

“A partir de 2020 os ingressantes do Unibave estarão estudando em uma instituição comprometida em desenvolver as principais habilidades da profissão. Teremos um compromisso com as atividades práticas em cada área, além de garantir a autonomia do estudante em trilhar um caminho que faça mais sentido para seus planos individuais de vida”, destacou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Leonardo de Paula Martins.

Assim, a Graduação Z vai formar profissionais completos, já que o estudante vai ser protagonista durante seu aprendizado, fazendo isso por meio de atividades práticas dentro da sala de aula e com a comunidade. Além disso, a nova graduação desenvolverá as habilidades da profissão escolhida pelo estudante, sempre focando em qual carreira ele quer seguir.

O acadêmico também desenvolverá uma rede de contatos com alunos de várias áreas e de outros cursos, porque poderá integrar ao seu currículo disciplinas eletivas que tenha interesse em conhecer mais. O Unibave lança esse projeto e se diferencia dos tradicionais métodos de ensino, porque leva em conta as novas características dessa Geração Z, que agora integram o mercado de trabalho.

O público jovem ainda prefere o ensino presencial, por isso a universidade promove arrojo e propósito em uma forma de ensino e aprendizagem que se adeque ao que eles querem. Com esse propósito o aluno terá conteúdo de apoio disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mas continua com o protagonismo em sala de aula na relação professor e aluno.

Assim, o Unibave se organiza de modo a promover a autonomia do indivíduo, investindo em novas configurações dos espaços e tempo para aprendizagem. Os professores passarão por processos formativos bastante densos, levando em consideração a volatilidade da informação, as rápidas mudanças dos cenários das organizações e a pluralidade de métodos de ensino.

As principais bandeiras da Graduação Z são:

*Empreendedorismo e Inovação dentro do currículo
*Hands-on – Currículo pautado em competências
*Aprendizado por meio de projetos na comunidade – curricularizando a extensão universitária.
*Network entre áreas do saber
*Flexibilidade curricular
*Professores preparados para pluralidade de metodologias de ensino
*Disponibilidade de conteúdo 24h por dia no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Colaboração: Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.