Geral

Corrente do Bem muda rotina de idosos de Lauro Müller em quarentena

O programa de atenção social leva alegria, conforto e interação, mudando a rotina de quarentena das pessoas da Melhor Idade, em isolamento por conta da pandemia de coronavírus.

Divulgação/Prefeitura de Lauro Müller

O Governo de Lauro Müller, através da Secretaria de Assistência Social, já realizou 49 visitas para idosos, dentro da Corrente do Bem. O programa de atenção social leva alegria, conforto e interação, mudando a rotina de quarentena das pessoas da Melhor Idade, em isolamento por conta da pandemia de coronavírus.

A interação proporcionada pela visita em domicílio faz parte dos objetivos do programa, lançado no final do mês de maio. A ação é organizada pela Secretaria de Assistência Social e pela coordenação dos Grupos de Idosos Vida e Alegria, em parceria com a Comissão Municipal de Esportes (CME). A Escuta Solidária, realizada antes e depois das visitas, quer compreender cada idoso no contexto da vida em família, notando os sentimentos e necessidades individuais, levando conforto durante o distanciamento social.

Nas últimas semanas, a interação – além das visitações, é feita pela internet, com vídeos produzidos e distribuídos com atividades físicas e dicas de nutrição. Muitas pessoas da Melhor Idade também recebem a visita da equipe no dia do aniversário, com música trazida por participantes do projeto Lauro Music.

Divulgação/Prefeitura de Lauro Müller

Segundo os organizadores do projeto, o distanciamento social afeta a rotina das pessoas e compromete a vitalidade daqueles idosos mais ativos. Aqui entra a importância de manter bons hábitos, como dormir, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas. Os exercícios físicos são benéficos na luta contra o coronavírus, pois ajudam nas funções imunológicas, reduzem a inflamação e auxiliam as funções mentais e emocionais.

Dentro das ações, o projeto também vai identificar possíveis casos de depressão, violência doméstica ou abusos contra os idosos e encaminhar para a rede de atendimento social e de saúde pública. A ação também fará visitas e acompanhamentos para idosos que não fazem parte dos Grupos Vida e Alegria. Para isso, basta ligar para 3464-4780.

Cerca de 300 pessoas fazem parte dos Grupos de Terceira Idade Vida e Alegria, em Lauro Müller.

Notícias Relacionadas

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.