Clima

Outubro começa com previsão de chuva forte e volumosa em SC

Apesar da previsão, o fenomêno La Niña deve deixar o volume de chuvas abaixo da média no próximo trimestre

Divulgação

As chuvas e temperaturas altas devem fazer Santa Catarina começar outubro em alerta para chuva intensa e volumosa. Nesta sexta-feira (1), perturbações de médio e alto nível na atmosfera, combinadas com o deslocamento de uma área alongada de baixa pressão sob o Estado com o Rio Grande do Sul tendem a causar temporais isolados com alto volume de chuva.

As informações são da Defesa Civil, que avisa sobre o risco moderado a alto de ocorrências relacionadas a esse tempo.

No amanhecer desta quinta (30), a previsão é de máxima de 20°C, e a tarde deve ser nublada com temperaturas de até 25°C no Litoral Sul, na região de Lages, e 16°C no Planalto Sul, próximo a Criciúma. No restante do Estado, a média varia entre 17°C a 22°C.

Na sexta, outubro começa com condições que possibilitam pancadas de chuva com temporais isolados, em especial, na região Centro-Leste de SC. Há risco de moderado a alto para estragos relativos a chuva volumosa, segundo a Defesa Civil.

Mas, de acordo com previsões da Epagri/Ciram, as chuvas não deverão ser mais frequentes. No decorrer de outubro, novembro e dezembro o fenômeno La Niña, que afeta Santa Catarina nesse período, fará que o volume de chuvas venha, inclusive, abaixo da média. Neste mês pode haver episódios de chuva mais intensos, mas devem diminuir conforme o trimestre avança.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Desabamento de mina deixa ao menos uma vítima ferida em Treviso

Colisão entre veículos deixa cinco ocupantes feridos em Balneário Gaivota

Uma das vítimas apresentava dor no tórax e um corte no rosto. A ocorrência aconteceu na noite desse domingo, dia 5, na SC-449

Tigre termina o fim de semana em 13º lugar na Série A

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)