Geral

Caso de violência policial choca o Brasil e laudo confirma morte em porta-malas como asfixia

Genivaldo de Jesus Santos foi colocado no porta-malas de uma viatura da PRF

Divulgação

Um homem morreu por asfixia ao ser colocado no porta-malas de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Umbaúba, em Sergipe, na tarde desta quarta-feira (25). Imagens que circulam nas redes sociais mostram policiais prendendo o homem no carro, que estava tomado por fumaça.

O laudo da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, apontou que a causa do óbito foi asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

Segundo a família, a vítima tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados há cerca de 20 anos, mas não era uma pessoa violenta. Ele era casado há 17 anos e deixa a esposa e um filho.

A abordagem foi registrada em vídeos, que mostram o homem sendo revistado por policiais. Ele estava em uma moto e recebeu uma ordem de parada da polícia, que foi acatada. Outros trechos mostram o homem no chão, imobilizado pelos agentes. Já no porta-malas da viatura, ele estava com pernas para fora e gritava no carro tomado por fumaça.

Ao g1, um sobrinho de Genivaldo disse que presenciou a situação. Segundo ele, os policiais foram avisados de que o homem tinha transtorno mental, mas mesmo assim usaram spray de pimenta e colocaram Genivaldo no porta-malas da viatura.

Os policiais teriam então jogado uma espécie de gás dentro do carro e levaram o homem à delegacia desacordado.

Mais tarde ele chegou a ser levado para o hospital, mas já estava sem vida.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Um procedimento disciplinar foi aberto para investigar a conduta dos policiais envolvidos, segundo a PRF.

PRF diz que homem resistiu à abordagem

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a PRF diz que o homem resistiu ativamente à abordagem policial e que estava agressivo. De acordo com a nota, os policiais usaram técnicas de imobilização para conter o homem. A nota diz que ele teria passado mal no caminho para a delegacia.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Semana Tecnológica Satc aproxima estudantes do mercado de trabalho

Alunos dos cursos técnicos realizam visitas técnicas e participam de workshops durante toda a semana

Primeiro de SC: Santuário Sagrado Coração de Jesus recebe o título de basílica menor

Título honorífico é uma honraria concedida somente pelo Papa e é o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber.

Tencati testa Tigre com três atacantes mais uma vez

Sócio do Criciúma poderá retirar ingresso gratuito para criança na Copa do Brasil