Geral

Mãe ‘perde a cabeça’ e xinga enfermeira após falta de atendimento em hospital de Criciúma

Polícia precisou ser acionada para conter os ânimos na unidade que tem registrado superlotação nos últimos dias

Foto: Juno César

Um desentendimento foi registrado pela Polícia Militar na tarde dessa segunda-feira (11) no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma. Segundo a PM, uma mãe se exaltou e xingou a enfermeira no local, após receber orientação para levar a filha a uma unidade de saúde ou de pronto-atendimento no município.

O hospital tem registrado superlotação. No fim de semana, 12 crianças e bebês precisaram ser transferidos para hospitais da região. Além disso, na segunda-feira, a direção informou que haviam oito crianças internadas no pronto-socorro, à espera de leitos hospitalares. Por conta da situação, a equipe médica está encaminhando pacientes de menor gravidade para UPAs.

Segundo a enfermeira, foi essa orientação que a mãe recebeu após chegar ao hospital e informar que a filha estava com febre e já havia recebido atendimento médico na UPA e unidade de saúde. A profissional também relatou aos policias que informou a mãe sobre alta demanda e solicitou o encaminhamento para a UPA do Rio Maina.

Contudo, após receber a informação, conforme a enfermeira, a mãe se alterou, começou a gravar a situação e afirmou que estavam negligenciando o atendimento à sua filha e que não sairia enquanto ela não fosse atendida. A mulher também teria a ofendido com xingamentos e saído da sala.

Em depoimento, a mãe confirmou a situação. Ela disse que estava há uma semana cuidando de sua filha e que em todos os locais onde buscou ajuda faltavam pediatras. A mulher também informou que recebeu orientação para buscar atendimento especializado no hospital, porém a enfermeira teria afirmado que a criança estava bem e não poderia passar pelo médico, pois haviam muitos pacientes graves.

Ela relatou, então, que ficou frustrada com a situação e com a orientação de levar a filha para UPA e se exaltou e gritou com a enfermeira. Após a situação, o médico atendeu a criança. Um boletim de ocorrência foi registrado pelos policias.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Giro Estadual: PRF flagra passageiro infectado com Covid-19 que fugiu de hospital de Goiás

A ocorrência foi registrada em Ponte Alta, no planalto lageano, na BR-116.

Atendimento aos estudantes com atividades não presenciais alcança 97% da rede estadual de ensino

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.