Geral

Fim das “saidinhas” divide opiniões de autoridades

A ideia é não permitir mais concessão aos presos dos indultos em datas especiais

Foto: Divulgação

Todos os anos os apenados com bom comportamento são beneficiados com saídas temporárias dos presídios. Essa regra vale desde 1984, onde presos em regimes semiabertos e que tenham cumprido o mínimo de 1/6 da pena, podem receber os conhecidos indultos de Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e no fim de ano. Mas, o Congresso Nacional busca acabar com esse benefício. Foi aprovado na Câmara Federal, em Brasília, o projeto de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS), que quer acabar com a possibilidade de saída temporária de presos. Agora o projeto vai para avaliação do Senado Federal.

O texto, que altera a Lei de Execução Penal muda ainda a utilização da tornozeleira eletrônica e cria novos critérios para a progressão de regime. “O apenado deve cumprir a pena, respeitando seus direitos, em locais apropriados. E que seja cumprida até o fim.
Hoje as chamadas ‘saidinhas’ são direitos dos presos e se cancelar vai ser interessante para a Segurança Pública. Santa Catarina é o terceiro estado com o maior número de reincidências. Considerando a não ressocialização, acredito que seja muito interessante para a Segurança Pública e a sociedade”, aponta Sartor, comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar de Criciúma.

OAB de Criciúma

A diretoria da Comissão de Assuntos Prisionais e Segurança Pública da Subseção da OAB de Criciúma avalia que extinguir a saída temporária não resolverá o problema da criminalidade. “A questão é mais complexa e repousa sobre a sensação de impunidade. Na verdade, agora ou ali na frente, a pessoa que hoje se encontra presa, um dia irá retornar ao convívio social”, destaca em nota.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Fluxo de pessoas em pontos turísticos preocupa autoridades

Em Araranguá, medidas restritivas já estão em vigor. Em Bom Jardim da Serra, reunião com o Estado irá tratar da situação.

Feagro tem primeiro dia marcado de conhecimento e presença de autoridades

O maior evento do agronegócio de Santa Catarina trouxe palestras durante o Congresso Internacional da Raça Jersey

Autoridades do Brasil e do Mundo se reúnem em Seminário em Forquilhinha

A cidade de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, reúne personalidades renomadas de diversas instituições do Brasil e Mundo para discutir políticas públicas para a primeira infância.

Bombeiros e autoridades fazem buscas em deslizamento na BR-376

Segundo o governo do Paraná, uma pessoa foi encontrada morta, mas ao menos 10 carros de passeio e cinco caminhões foram arrastados para fora da pista no trecho de serra. Buscas por vítimas continuam