Geral

Apenas 30% dos imóveis vistoriados em Criciúma apresentam instalações sanitárias dentro do padrão

Foto: Divulgação

Com seis meses de atuação e chegando a marca de 1,3 mil imóveis vistoriados, o Trato por Criciúma chegou a um total de 70% de irregularidades.

Somente 30% dos domicílios vistoriados foram avaliados como adequados em relação ao padrão de instalações hidrossanitárias e ligação à rede de coleta de esgotos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

O Trato por Criciúma é um programa da Casan com o objetivo de fiscalizar e levar orientações técnicas para elevar o número de imóveis ligados de forma adequada ao sistema de esgoto. As equipes também trabalham com educação ambiental e sensibilização quanto à importância da infraestrutura de saneamento para a conservação ao ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida.

Atualmente o trabalho está em execução em duas regiões: o Bairro São Luiz e a Grande Próspera. Após as vistorias das equipes técnicas, 178 das 1,3 mil já vistoriadas realizaram as alterações necessárias e ficaram dentro das normas hidrossanitárias.

Com dados de julho a dezembro de 2022, as equipes registram que a principal irregularidade envolve a Caixa de Gordura, com 936 casos apresentando ausência do dispositivo ou do sifão, ou ainda por problemas de dimensionamento.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Porém outros danos ambientais também são constatados, como a conexão somente parcial à rede coletora de esgoto em 256 residências e a canalização da água pluvial ligada à rede de esgoto, em 22 casas. Em 11 imóveis foi constatado crime ambiental, com esgotos conectados na rede pluvial.

Os dados podem ser verificados no site Trato por Criciúma ou pelas redes sociais, @tratoporcriciuma, onde os números são atualizados semanalmente.

O programa

Realizado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), o projeto tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental de Criciúma. A execução é da empresa Tec Civil Construções.

O Trato por Criciúma tem sede na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3413-6410 (WhatsApp).

Notícias Relacionadas

Moradores de Criciúma são orientados sobre casos de isenção da tarifa de esgoto

Trato por Criciúma intensifica diálogo com a comunidade

Trato por Criciúma já entregou 2 mil comunicados de vistoria na Grande Próspera

Identificado adolescente morto com tiro acidental em SC: “Alegre e brincalhão”

Tiro foi disparado por um delegado aposentado durante uma caça a javalis