Turismo

Associação Acolhida Rio do Rastro será fundada em Lauro Müller

Fotos: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O turismo tem sido assunto cada vez mais comentado no município de Lauro Müller, que é conhecido nacional e internacionalmente por abrigar em seu território a belíssima Serra do Rio do Rastro, considerada a estrada mais espetacular do mundo. Com este pensamento sete famílias do município estão mobilizadas a fim de integrar a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia.

Trata-se de uma associação de agricultores que iniciou no Brasil, em Santa Rosa de Lima no ano de 1999. Atualmente ela existe distribuída em 28 municípios somente no Estado de Santa Catarina. Ela faz parte da rede internacional de agroturismo Accueil Paysan, hoje presente em 40 países de quatro continentes, sendo que na América Latina a primeira experiência implementada é a da Acolhida na Colônia.

Entre os princípios que norteiam o trabalho desta associação estão a valorização da agricultura familiar, a parceria entre o rural e o urbano e o comprometimento com a qualidade dos alimentos e dos recursos naturais.

Nessa terça e quarta-feira uma técnica da federação e mais três agricultoras fizeram uma visita nas propriedades interessadas em fazerem parte da associação em Lauro Müller. Após o diagnóstico de avaliação destas propriedades, será oficialmente fundada a Associação Acolhida Rio do Rastro que será interligada a Associação Acolhida na Colônia.

Fotos: Comunicação / Governo do Município de Lauro Müller

Conforme o vice-prefeito e secretário de Turismo do município, Pedro Barp Rodrigues, um fator interessante da associação é que o agricultor não para com a sua atividade no campo e ainda passa a ter uma renda extra. “O turista é quem passa viver o dia a dia na roça, como tirar o leite, colher a fruta do pé, colher verdura, ou seja, ou turista var participar diretamente do dia a dia do homem do campo daquela propriedade”, explicou o secretário da pasta.

O trabalho para o fortalecimento do agroturismo no estado de Santa Catarina tem sido uma constante entre os agricultores associados e, no intuito de fortalecer a iniciativa e diversificar o publico que frequenta as propriedades rurais. A associação vem desenvolvendo dois novos produtos: circuitos de cicloturismo, onde além de usufruir das belas paisagens do interior os ciclistas se hospedam, alimentam e realizam visitas nas propriedades rurais; e o turismo pedagógico, em que os alunos vivenciam o rural e trocam experiências com os agricultores.

As famílias que tiverem interesse em integrar a Associação devem procurar a Secretaria de Turismo do município de Lauro Müller para maiores informações.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

  • 1
  • 2
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

AgroPonte 2018: Turismo rural integra comunidade com a natureza no Sul catarinense

Na 8ª edição AgroPonte serão apresentadas as novidades do Rotas do Aguaí, o principal roteiro deste segmento na região.

2ª edição da Feira do Livro é aberta em Lauro Müller

O evento seguirá até o sábado (10) nas dependências do Salão de Festas da Igreja Matriz.

Idosos integrantes do Projeto Vovolei recebem novas camisetas em Lauro Müller