Poder Executivo

Campanha contra Hepatites Virais é intensificada em Lauro Müller

Campanha contra Hepatites Virais é intensificada em Lauro Müller

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller já está realizando nas unidades de Estratégia Saúde da Família – ESF’s a campanha de prevenção às Hepatites Virais. Em todas as unidades, é oferecido o teste rápido de Hepatite B e C, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. Já a vacina, destinada a todas as faixas etárias, estão sendo oferecidas nas unidades do Centro e do Distrito de Guatá.

O Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais é 28 de julho, porém ações já estão sendo desenvolvidas como forma de incentivar a prevenção. As Hepatites Virais são um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre as quais, as Hepatites pelos vírus B e C adquirem maior importância por acometer milhões de pessoas, de forma silenciosa, podendo evoluir ao longo dos anos para cirrose e câncer de fígado, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

As orientações do Ministério da Saúde, por meio do departamento de DST/HIV/AIDS/HV da Secretaria de Vigilância em Saúde, como prevenção das Hepatites B e C, deve-se evitar contato direto com sangue e não compartilhar materiais como seringas e agulhas, canudos e cachimbos para o uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas e lâminas de barbear, utilizar material individual ou esterilizado para tatuagens, piercings e manicure; e sempre usar preservativo nas relações sexuais.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Braço do Norte contará com programa Reciclando Medicamentos

Lauro Müller recebe médica cubana do Programa Mais Médicos

Julho será o mês de prevenção das hepatites virais em Criciúma

Campanha de Prevenção e Rastreamento de Hepatites Virais será realizada durante todo o mês com ações por toda a cidade

Ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher serão realizadas em Siderópolis

Atividades recreativas, educativas e exames de saúde serão feitos gratuitamente para a população feminina.