Segurança

Canil Setorial será entregue em Braço do Norte

Foto: Divulgação

A região do Vale agora conta com reforço na segurança. Na próxima quinta-feira (23), ocorre a inauguração do Canil Setorial da Polícia Militar, em Braço do Norte. O município é o único da Amurel que conta com o apoio de cães inibidores de crimes. O evento está marcado para as 17 h, na Guarnição Especial de Braço do Norte, no bairro Santa Augusta. A estrutura é resultado da união de forças entre a Associação Empresarial de Braço do Norte (Acivale), com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Polícia Militar do município.

De acordo com o comandante do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e do Canil, tenente Daniel Tomazelli, a estrutura está em fase de conclusão e a previsão é que até a próxima semana esteja pronta para abrigar os três cães que auxiliarão nas ações de rastreio de fugitivos, resgate e busca de entorpecentes. “Temos dois cães pastores belga malinois que já trabalham na região e um filhote fêmea de labrador que está em treinamento. A presença do cão é um grande diferencial nas buscas por ter um faro apurado e nos auxiliará nas ocorrências principalmente de busca em mata e guarda e proteção”, relata.

Para o presidente da Acivale, Roberto Michels, a inciativa é válida e deverá ser prontamente apoiada pela comunidade, visto os benefícios para a segurança pública. “Todas as ações que preveem a melhora da segurança em nosso município são válidas e devem receber apoio das entidades, bem como, do poder público”, salienta. Serão diretamente beneficiados os municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Gravatal, Armazém e São Martinho.

Curso inédito forma PMs em patrulhamento urbano

Além da inauguração do Canil Setorial, na próxima quinta também ocorre a formatura da turma do curso de Patrulha Urbana e promoção de militares. Segundo o tenente Tomazelli, o curso é inédito na região e inicia neste domingo encerrando com a formatura. A capacitação envolve 35 policiais da região que receberão treinamento em modalidade especializada com a participação de especialistas de destaque no Estado. O curso oferece ao policial conhecimento das mais recentes técnicas e táticas de ações em ocorrências de patrulhamento motorizado; processos de abordagem policial em áreas urbanas e em situações de alto risco; prepara para atuar em situações de elevado nível de estresse e desgaste físico, entre outras ações. “O curso é outro diferencial na nossa região que reforça o preparo do policial em outras modalidades auxiliando na segurança da população com mais eficácia”, ressalta.

Colaboração: Lysiê Santos/ Comunicação ACIVALE

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Municípios da Amurel decidem ampliar as restrições para conter avanço da pandemia

Os prefeitos decidiram pelo fechamento do comércio de rua, shopping, bares e restaurantes nos sábados, domingos e feriados.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região