Geral

Coleta de documentos para regularização fundiária no Poço inicia nos próximos dias em Içara

Reunião realizada na noite de ontem orientou moradores da comunidade.

Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, aproximadamente 25 famílias que residem em área irregular do bairro Poço Oito, iniciarão o processo de entrega de documentos para solicitarem a regularização fundiária. O representante da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC) Tiago Silvano Coelho, orientou os moradores durante a reunião.

De acordo com a assistente social Gisele Ghedin, que coordena o setor de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, a coleta dos documentos como certidões e contratos é a primeira etapa do procedimento administrativo para iniciar o processo. “Em seguida, a ADEHASC fará o levantamento topográfico e a elaboração do processo de acordo com a Lei Federal e após aprovação da prefeitura, os mesmos serão apresentados no cartório de registro de imóveis”, explica.

“Os procedimentos que serão aplicados nesse loteamento são baseados na Lei Federal 13.465/2017 que já resultou em diversas regularizações no país. Com todos os documentos em mãos, montaremos os processos de Reurb. Estamos auxiliando para que o processo seja finalizado o quanto antes, para que as famílias finalmente se tornem donas de seus imóveis”, esclareceu Tiago.

O prazo para finalizar a regularização é de aproximadamente um ano, no entanto, a empresa prevê que em seis meses esses objetivos sejam alcançados. A ADEHASC firmou este mês o acordo de cooperação com o Governo de Içara. “O Departamento de Habitação vem buscando alternativas para a execução dos processos de regularização fundiária no município desde 2017 com a aprovação da nova Lei Federal que dispõe sobre o assunto. Encontramos na parceria com a ADEHASC uma boa maneira para que esses processos sejam executados com agilidade e competência. Pois trata-se de uma associação que já realizou inúmeras regularizações de imóveis no Estado. Por isso, acredito no sucesso desta parceria e esperamos que ainda em 2019 possamos entregar as primeiras matriculas desses terrenos, o que irá contribuir no desenvolvimento dessas áreas e na qualidade de vida desses moradores”, destacou a secretária Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Fabiana do Amaral.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

IBGE inicia a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018 na região

A POF é o levantamento mais detalhado sobre os padrões de consumo dos brasileiros. Baseado nessa pesquisa, o IBGE atualiza a cesta de itens do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

Projeto de regularização do Uber fica para 2019

Prefeito Clésio Salvaro recebeu representantes dos motoristas no Paço.

Correios iniciam entrega de intimação para pagamento da taxa de lixo em Tubarão

No documento, é enviado ao contribuinte, em anexo, um novo boleto, para pagamento em cota única, sem a adição de juros e multa, e com vencimento para o dia 30 de novembro.

Mais 70 famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária em Siderópolis

O relatório com as ações ajuizadas foi entregue na manhã dessa quarta-feira (05) ao prefeito Hélio Cesa, o Alemão, pelo técnico social Antônio Carlos Simião, da empresa SC Engenharia.