Geral

Com inauguração no HNSC, Tubarão terá maior centro de referência em Medicina Nuclear da Amurel

O espaço contará ainda com uma suíte terapêutica para internação dos pacientes submetidos a terapia com radionuclídeos, uma droga radioativa que trata as células cancerígenas, praticamente não afetando as células sadias.

Divulgação

Foi reinaugurado hoje, dia 6 de outubro, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. O ambiente exclusivo dispõe de novo aparelho para exames de cintilografia e um moderno equipamento de PET-CT, adquirido através do PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde, com a parceria de 12 empresas que aportaram recursos financeiros por meio da Lei de Incentivo Fiscal. Isso permite, inclusive, o acesso a esta tecnologia aos pacientes que precisarem deste exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira, este aporte das empresas para a aquisição do PET-CT foi de grande importância. O equipamento representou um upgrade no parque tecnológico do Sistema de Saúde do Hospital, que também promoveu reformulações no Serviço de Medicina Nuclear para recebê-lo. “Fizemos toda uma reforma na parte física e ainda adquirimos, com recursos próprios, um novo aparelho de cintilografia, mais moderno que o anteriormente utilizado e que também permitirá dobrar o número de exames no HNSC. Assim, oferecemos a comunidade um serviço completo e moderno tanto de diagnóstico como de tratamento do câncer”, explica o diretor.

Divulgação

Com a estrutura, o Hospital se torna o maior centro de referência em Medicina Nuclear na região da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna). O espaço contará ainda com uma suíte terapêutica para internação dos pacientes submetidos a terapia com radionuclídeos, uma droga radioativa que trata as células cancerígenas, praticamente não afetando as células sadias.

Segundo Sérgio Roberto Maes, gerente de Geração Térmica, Eólica e Solar da Engie Brasil, uma das empresas parceiras do projeto, é uma honra ter contribuído para a compra deste equipamento. “A Engie está instalada na região há mais de 50 anos e sabe sua responsabilidade. Na nossa cultura, o meio ambiente e a comunidade são fundamentais. Recebemos aqui o agradecimento, mas nós também queremos agradecer o Hospital e os profissionais da área de saúde, porque sem eles não teria sentido doar equipamentos. Reconhecemos a dedicação de cada um deles”, ressalta Sérgio.

Sobre o PET-CT

O exame PET-CT possui uma moderna técnica que, além de mostrar imagens da anatomia do corpo humano, avalia alterações metabólicas do organismo, contribuindo para o diagnóstico e tratamento de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos. Na área de cardiologia, por exemplo, ajuda a mensurar o dano sofrido pelo coração em caso de infarto, e na parte neurológica é utilizado para avaliar anomalias, como tumores e falhas na memória.

Segundo a médica oncologista e responsável técnica pela especialidade no HNSC, Dra. Aline de Souza Rosa, essa tecnologia consegue detectar a atividade dos tumores e sua possível disseminação. “Por meio dele, podemos também avaliar se os efeitos da quimioterapia ou da terapia utilizada estão surtindo resultados sobre a lesão tratada ou se ele teve uma recidiva”, explica a especialista.

Já o Dr. Aurélio Costa Filho, especialista em Medicina Nuclear, destaca que, apesar da alta tecnologia, o PET-CT é um exame bastante simples, em que o paciente recebe um pequena quantidade injetada de material radioativo marcada com a glicose e com esta única injeção se consegue obter as imagens do corpo todo. “Paralelo a este rastreamento, são obtidas imagens tomográficas que vão auxiliar na localização dos tumores que têm a expressão metabólica aumentada. Embora seja realizado com material radioativo, a quantidade injetada é muito pequena, possibilitando ao paciente estar liberado para o convívio social logo após o exame, sem nenhuma restrição”, afirma o médico.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

PRF apreende 61 kg de maconha escondido em automóvel sobre um guincho em Tubarão, na BR-101

O motorista do guincho e o passageiro, motorista do Astra, foram conduzidos para a Polícia Civil de Tubarão.