Geral

Defesa Civil de Criciúma alerta para trotes e notícias falsas relacionadas a eventos metereológicos

Entre setembro e início de dezembro foram registradas 73 ocorrências, média de seis por semana entre notícias falsas e trotes

Divulgação

A Defesa Civil de Criciúma alerta mais uma vez a população sobre as famosas fake news, que são notícias falsas relacionadas a eventos meteorológicos que circulam em grupos de aplicativos de mensagens. Conforme a Defesa Civil, os responsáveis pelas informações falsas pegam um alerta gerado pelo órgão e retiram do contexto.

Para que isso não ocorra mais, o município conscientiza e orienta a população a sempre verificar a veracidade das informações. Entre setembro e início de dezembro foram registradas 73 ocorrências, uma média de seis notícias falsas e trotes por semana, que circulam pelos grupos de WhatsApp e também acabam sendo espalhadas por sites de notícias que não são confiáveis.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, esses problemas geram ao órgão de proteção civil uma grande preocupação. “Sobre as informações divulgadas, afirmamos que as mensagens relatam sobre falsas tempestades, ou que abriram comportas de alguma barragem. Esse tipo de comportamento é registrado principalmente durante a primavera e pode piorar com o período de chuvas, agora no início de dezembro, época que normalmente está associada com o aumento dos trotes”, afirmou Dioni Borba, coordenador da Defesa Civil de Criciúma.

Orientação da Defesa Civil

Qualquer dúvida, verificação de notícias ou orientação sobre alertas, a população pode entrar em contato direto com a Defesa Civil, através da central de emergência 199, celular de plantão 9 9164-5298 ou através do e-mail [email protected]

Notícias Relacionadas

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.