Turismo

Descendentes letos realizam roteiro turístico e histórico em Orleans

O intuito foi conhecer um pouco mais sobre suas origens e entender sobre a importância dos letos no desenvolvimento de Orleans.

Fotos: Divulgação

Um grupo de descendentes letos de Orleans reuniram-se, nesta quarta-feira, dia 23, para um roteiro turístico e histórico, afim de conhecer um pouco mais sobre suas origens. Entre os participantes, estavam a vereadora Mirele Debiasi, Zilda Mirdza da Cruz Debiasi, Samuel Slengmann, Talita Coutinho Elbert, Rubens Vilmar Karklis e Alfredo Karklis.

Inicialmente, estiveram no Centro de Apoio ao Turista, onde foram recepcionados pela secretária de Cultura, Andréa Debiasi, e o secretário de Turismo, Leomar Brugnara. No local, conversaram sobre a etnia e a importância dos letos na construção do município de Orleans. Em seguida, se dirigiram ao Casa de Pedra, edificação anexa ao Museu ao ar Livre Princesa Isabel, onde os museólogos Valdirene Böger Dorigon e Idemar Ghizzo apresentaram documentos originais dos registros da chegada dos imigrantes vindos da Letônia para a localidade de Rio Novo, em 1892.

“Recebemos alguns descendentes dos letos aqui de Orleans. Eu também sou, faço parte da Comissão De Volta ao Rio Novo, que é o resgate da igreja do Rio Novo e da cultura leta em Orleans, e também faço parte da Associação dos Letos do Brasil. E estes descendentes estiveram aqui, fizeram uma visita ao CAT e à Casa de Pedra para olhar a documentação de todos os nossos familiares quando chegaram aqui”, explicou a vereadora Mirele.

Samuel Slengmann falou sobre a sensação de conhecer um pouco sobre seus antepassados. “Ter a oportunidade de ler os documentos do início da colonização leta em Rio Novo é algo incrível e uma experiência ímpar. Foi uma tarde muito proveitosa, emocionante e edificante, com grandes descobertas de nossos antepassados que chegaram aqui na nossa região e contribuíram para a história da cidade de Orleans”, declarou.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias Relacionadas

Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre de Orleans ficará fechada para reforma

A proposta é estabilizar a degradação que a cobertura da unidade da Casa de Pedra está sofrendo.

Museu ao Ar Livre recebe verba da Prefeitura de Orleans para reforma e manutenção

Idosos de Orleans participam do II Piquenique Cultural no Museu ao Ar Livre

I Caminhada Cultural reúne dezenas de pessoas, em Orleans