Poder Legislativo

Projeto que sugere aperfeiçoamento ao Museu ao Ar Livre é apresentado na Câmara de Vereadores de Orleans

A designer Letícia Bez Batti apresentou aos edis o TCC intitulado "História, percurso e experiência: desenvolvimento de um sistema de wayfinding".

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A orleanense Letícia Bez Batti Gonçalves, designer formada pela UNISATC, apresentou, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 13, o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “História, percurso e experiência: desenvolvimento de um sistema de wayfinding para o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel”.

Wayfinding trata-se de orientações e sinalizações no espaço físico a fim de aperfeiçoar a experiência dos usuários no local, como uma espécie de “autoatendimento”. Na oportunidade, ela esclareceu a respeito de como surgiu a ideia de realizar a pesquisa a respeito deste tema e também falou sobre os detalhes do estudo. Posteriormente, foi parabenizada pelos vereadores, que enalteceram a qualidade do projeto desenvolvido.

Grande Expediente

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Marlise ZomerOsvaldo CruzettaGabriel Bianco, Euclides PilonDovagner BaschirottoPaulo Canever, Valter Orbem e a presidente da Casa Legislativa Mirele Debiasi.

Na Ordem do Dia, foram aprovados:

Projeto de Lei do Executivo (PE) nº 40/2021, que dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público e dá outras providências.

Projeto de Lei do Executivo (PE) nº 41/2021, que autoriza o parcelamento e concede redução dos valores de juros e multa, incidentes sobre os débitos tributários e não tributários para com a Fazenda Pública Municipal, inscritos em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, ou notificados de ofícios e dá outras providências. O projeto prevê 90% quando pagos em parcela única, 80% quando pagos em até  cinco parcelas e de 70% quando pagos em até 12 parcelas.

Projeto de Lei do Executivo (PE) nº 42/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parceria através de Tempo de Fomento com a AACESC – Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina e dá outras providências. O repasse de recursos financeiros previsto é até no valor de R$ 242.980,00.

O montante será utilizado para custear despesas com realização do evento esportivo Rio do Rastro Marathon, no município de Orleans, nas modalidades de corrida de estrada e ciclismo. A prova será realizada na Serra do Rio do Rastro, com largada em Orleans, nos dias 2 e 3 de outubro. Serão dois dias de provas, onde os participantes buscarão a superação ao subir a serra. Os organizadores da competição esperam pelo menos 3 mil atletas participantes, vindos de todos os pontos do Brasil.

Indicação nº 82/2021, de autoria do vereador Euclides Pilon: “Que o Executivo faça a recuperação da ponte de arame na comunidade de Rio Laranjeiras, antiga ponte de São Pedro e, posteriormente, efetue o tombamento histórico da mesma, conforme abaixo assinado em anexo”.

Indicação nº 83/2021, de autoria do vereador Gabriel Bianco: “Solicitar que seja nominada as ruas do Loteamento Rio Belo, que está localizado no bairro Rio Belo, como segue: Rua Projetada 01 de Rua Eugênia Wiggers Schimidt, Rua Projetada 02 de Rua Luiz Antonio Gnoatto, Rua Projetada 03 de Rua Imigrantes Alemães e a Rua Projetada 04 de Rua Imigrantes Italianos, conforme mapas, históricos e abaixo assinado em anexo”.

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.