Poder Legislativo

Projeto que sugere aperfeiçoamento ao Museu ao Ar Livre é apresentado na Câmara de Vereadores de Orleans

A designer Letícia Bez Batti apresentou aos edis o TCC intitulado "História, percurso e experiência: desenvolvimento de um sistema de wayfinding".

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A orleanense Letícia Bez Batti Gonçalves, designer formada pela UNISATC, apresentou, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 13, o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “História, percurso e experiência: desenvolvimento de um sistema de wayfinding para o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel”.

Wayfinding trata-se de orientações e sinalizações no espaço físico a fim de aperfeiçoar a experiência dos usuários no local, como uma espécie de “autoatendimento”. Na oportunidade, ela esclareceu a respeito de como surgiu a ideia de realizar a pesquisa a respeito deste tema e também falou sobre os detalhes do estudo. Posteriormente, foi parabenizada pelos vereadores, que enalteceram a qualidade do projeto desenvolvido.

Grande Expediente

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Marlise ZomerOsvaldo CruzettaGabriel Bianco, Euclides PilonDovagner BaschirottoPaulo Canever, Valter Orbem e a presidente da Casa Legislativa Mirele Debiasi.

Na Ordem do Dia, foram aprovados:

Projeto de Lei do Executivo (PE) nº 40/2021, que dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público e dá outras providências.

Projeto de Lei do Executivo (PE) nº 41/2021, que autoriza o parcelamento e concede redução dos valores de juros e multa, incidentes sobre os débitos tributários e não tributários para com a Fazenda Pública Municipal, inscritos em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, ou notificados de ofícios e dá outras providências. O projeto prevê 90% quando pagos em parcela única, 80% quando pagos em até  cinco parcelas e de 70% quando pagos em até 12 parcelas.

Projeto de Lei do Executivo (PE) nº 42/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parceria através de Tempo de Fomento com a AACESC – Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina e dá outras providências. O repasse de recursos financeiros previsto é até no valor de R$ 242.980,00.

O montante será utilizado para custear despesas com realização do evento esportivo Rio do Rastro Marathon, no município de Orleans, nas modalidades de corrida de estrada e ciclismo. A prova será realizada na Serra do Rio do Rastro, com largada em Orleans, nos dias 2 e 3 de outubro. Serão dois dias de provas, onde os participantes buscarão a superação ao subir a serra. Os organizadores da competição esperam pelo menos 3 mil atletas participantes, vindos de todos os pontos do Brasil. Apenas o vereador Valter Orbem foi contrário ao Projeto de Lei.

Indicação nº 82/2021, de autoria do vereador Euclides Pilon: “Que o Executivo faça a recuperação da ponte de arame na comunidade de Rio Laranjeiras, antiga ponte de São Pedro e, posteriormente, efetue o tombamento histórico da mesma, conforme abaixo assinado em anexo”.

Indicação nº 83/2021, de autoria do vereador Gabriel Bianco: “Solicitar que seja nominada as ruas do Loteamento Rio Belo, que está localizado no bairro Rio Belo, como segue: Rua Projetada 01 de Rua Eugênia Wiggers Schimidt, Rua Projetada 02 de Rua Luiz Antonio Gnoatto, Rua Projetada 03 de Rua Imigrantes Alemães e a Rua Projetada 04 de Rua Imigrantes Italianos, conforme mapas, históricos e abaixo assinado em anexo”.

Notícias Relacionadas

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.