Saúde

Dia “D” em Criciúma aplica mais de três mil doses de vacinas

No município, 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estiveram abertas para crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação de 2022 foi realizado, neste último sábado, dia 20. Em Criciúma, 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estiveram abertas para população, resultando em 3.826 doses de vacinas
aplicadas no município.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para menores de 5 anos e de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos, iniciou no dia 8 de agosto e segue até 9 de setembro. Conforme Kelli Barp Zanette, técnica em enfermagem do Setor de Imunização de Criciúma, o resultado obtido por meio da ação está sendo positivo, mas ainda não se encaixa no resultado que o município espera.

Criciúma conta com 11 mil crianças que precisam das duas doses de gotas da vacina contra poliomielite. Neste sábado, apenas 3.135 pacientes foram vacinados. No geral, 3.927 pacientes compareceram nas UBSs e 3.135 pacientes estão vacinados. Deste número total de aplicações, 691 vacinas foram contra Covid-19, entre D1, D2, D3 e D4.

“O Dia D é uma ação positiva, pois oportuniza os responsáveis levarem as crianças e os adolescentes até o ponto de vacinação, sem que percam um dia de aula, por exemplo. Teremos outros sábados como esse, já estamos montando as estratégias, mas é importante um alerta para que os números cresçam consideravelmente até o fim da campanha”, explica a técnica em enfermagem.

São 17 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é prevenir a população contra diversas doenças, como a poliomielite.

Calendário Nacional de Vacinação

As vacinas que compões o Calendário Nacional de Vacinação são: Vacina inativada contra a poliomielite (VIP), Vacina oral contra a poliomielite (VOP), Febre-amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dTpa (difteria e tétano adulto), Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY), HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18), BCG (formas graves de tuberculose), Hepatite B, Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus infl uenzae b e hepatite b), Rotavírus (diarréia por rotavírus), Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos), Meningocócica C (doença meningocócica C), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite A e Varicela (catapora).

Santa Catarina

Até o final desta segunda-feira, um novo balanço com dados atualizados do Dia D e da segunda semana de campanhas, será divulgado.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Coronavírus em SC: Fapesc convida pesquisadores para falar sobre desenvolvimento de vacina para Covid-19

A Fapesc convidou os pesquisadores André Báfica e Daniel Mansur para conversar diretamente com os catarinenses em live nas redes sociais nesta quinta-feira (30), às 17h.

Universidade de Brasília e HUB iniciam teste de vacina contra covid-19

Apenas profissionais de saúde podem participar do estudo

Estado recebe novo lote com 228 mil doses da vacina contra a gripe

A distribuição para as 17 regionais de saúde começou nesta sexta (27)