Economia

Empresa de tecnologia voltada ao comércio exterior é criada em Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Trabalhar com exportação e importação requer uma série de cuidados, especialmente com relação aos processos operacionais. Logística, câmbio, tributos, aspectos fiscais e negociais, que envolvem, além de extrema atenção, altos custos. Pensando em auxiliar as empresas neste sentido, facilitando os procedimentos relacionados ao comércio internacional, a trading Open Market, maior do setor no Sul de Santa Catarina, desenvolveu uma nova ferramenta que promete facilitar e aprimorar ainda mais o trabalho realizado na área.

Com base exclusivamente em processos tecnológicos, a Open colocou no mercado uma empresa coligada, a Narwal Sistemas. De acordo com o diretor executivo, Jairo Borges, a novidade é fruto da experiência de mais de 15 anos trabalhando com comércio exterior. “A Narwal nasce agora e já apresenta soluções técnicas para importação e exportação. O seu objetivo principal é fazer gerenciamento, dar fluidez e oferecer inovações na área, enxergando, assim, novos horizontes com soluções inteligentes para quem trabalha neste setor”, avalia Borges.

Ainda conforme o diretor executivo, diversas empresas utilizam um sistema próprio para cuidar dos procedimentos operacionais. No entanto, muitas vezes elas não têm capacidade para fazer a gestão e acabam se perdendo dentre tantas necessidades. “Normalmente nossos clientes têm volumes tão grandes de trabalho que não podem se permitir ao erro. Esta parte operacional envolve alto custo, e para que os processos fluam da melhor maneira possível, nada melhor que ter alta tecnologia no negócio”, enfatiza Borges.

A Open Market é, hoje, a maior empresa do setor no Sul catarinense e a terceira maior arrecadadora de ICMS de Criciúma. Faz a gestão de mais de 2 mil processos por ano e atende clientes de todo o Brasil, agilizando a exportação e a importação destes empreendimentos. “A Narwal Sistemas vem complementar o trabalho de excelência que realizamos há mais de 15 anos em Criciúma e em toda a região. O trabalho relacionado à gestão dos procedimentos será facilitado e, assim, oferecerá ainda mais benefícios aos empresários”, pontua o diretor.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação