Esporte

Enxadrista criciumense é convocada para representar o Brasil em classificatório para a Copa do Mundo

Kathiê Librelato representará o país em competição entre 3 e 9 de outubro, em Natal

Foto: Divulgação/FME

Criciúma é, mais uma vez, destaque no xadrez. O mérito é da enxadrista da FME Criciúma/ACX-Criciúma/Librelato/Nações Shopping/Unesc/ Kathiê Librelato, que foi convocada para representar oficialmente o Brasil no Zonal 2.4 da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Esta é a 12ª vez que a atleta representará o país.

As disputas acontecem entre os dias 3 e 9 de outubro em Natal (RN) e reunirão atletas do Brasil, Bolívia, Equador e Peru. O Zonal classifica a melhor atleta para a Copa do Mundo FIDE 2023, que será realizada no segundo semestre de 2023.

Conforme a atleta, serão nove partidas em ritmo pensado e, por sistema de pontos corridos, serão classificados os dois melhores jogadores no absoluto e a campeã do feminino. “Estou animada por poder participar do evento, que vale vaga para uma das maiores competições da modalidade e também permite a obtenção dos requisitos ao título de Grande Mestre Feminina (WGM). De lá, sigo também para um Aberto Internacional em Buenos Aires, então o mês de outubro será com grandes desafios”, afirma a enxadrista.

“É um orgulho muito grande termos uma representante na seleção brasileira lutando pela vaga para a Copa do Mundo de Xadrez 2023. É um objetivo possível de ser alcançado e a torcida é grande”, comenta o técnico de Xadrez da FME Criciúma, Claudionor Pirola. Além de Kathiê, as brasileiras Juliana Sayumi Terao e Cibele Florencio Da Silva também foram inscritas.

“Ficamos muito felizes com a convocação, a Kathiê é um orgulho muito grande para nós, ela é brilhante. Estamos na torcida por mais um belo desempenho representando o Brasil e claro, o nome de Criciúma também. Ela tem um futuro gigante pela frente e nós estamos sempre apostos para auxiliar”, reforçou o presidente da FME, Neto Uggioni.

Grande Mestre Feminina

Kathiê está a poucos passos de conquistar o título de Grande Mestre Feminina, reconhecimento na modalidade e inédito ainda no Brasil. A atleta já soma dois dos três quesitos necessários para o título e agora conta com uma boa atuação no Zonal para chegar ainda mais próximo da realização.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro

Contra Sérvia, Brasil inicia jornada pelo hexa na Copa do Catar

Duelo reedita confronto de Mundial anterior, vencido pelos brasileiros

Cultura local, festa e história marcam cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo trouxe a história do torneio, teve discurso do ator Morgan Freeman e show de luzes

Equador ‘estraga’ festa do Catar e vence na estreia da Copa do Mundo

Enner Valencia marcou os dois gols da vitória do Equador sobre o Catar na estreia da Copa do Mundo de 2022